Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/37375
Tipo: | TCC |
Título : | Avaliação na educação infantil: a perspectiva das professoras de pré-escola |
Autor : | Araújo, Regivanda Vieira de |
Tutor: | Pereira, Jorgiana Ricardo |
Palabras clave : | Educação Infantil;Avaliação;Desenvolvimento;Early Childhood Education;Evaluation;Development |
Fecha de publicación : | 2015 |
Citación : | Araújo, R. V.; Pereira, J. R. (2015) |
Resumen en portugués brasileño: | O presente trabalho teve como objetivo geral investigar o papel da avaliação na Educação Infantil na perspectiva das professoras da pré-escola. Especificamente, pretendeu-se compreender a função da avaliação na visão das professoras e identificar os instrumentos utilizados pelas docentes para avaliação. As bases teóricas foram construídas a partir dos estudos de Ferreira (2013), Micarello (2010) e Hoffmann (2010, 2012). Além disso, recorreram-se às bases legais (BRASIL, 1996; 2009; 2009a), focalizando as considerações relativas à avaliação. A investigação é qualitativa, de caráter descritivo, e teve como principal técnica procedimental a entrevista, realizada individualmente com quatro professoras da pré-escola que atuam em uma instituição pública do Ceará. Aplicaram-se questionários, com o objetivo de conhecer melhor os sujeitos da pesquisa. Os resultados revelam que o papel da avaliação na perspectiva das professoras é de acompanhar o desenvolvimento da criança, sendo compreendida, ainda, como uma prática que acontece cotidianamente na Educação Infantil. Os instrumentos utilizados pelas docentes para avaliação são: observação, registro, relatório e prova diagnóstica. Finalizando este estudo, conclui-se que a realização da avaliação a partir de vários instrumentos é indispensável no cotidiano da pré-escola, pois possibilita ao professor conhecer e acompanhar o desenvolvimento da criança para assim realizar ações que o promovam de forma integral. |
Abstract: | This study aimed to investigate the role of evaluation in early childhood education from the perspective of pre-school teachers. Specifically intended to understand the evaluation function in the view of teachers and identify the instruments used by teachers for evaluation. The theoretical bases were built from Ferreira studies (2013), Micarello (2010) and Hoffmann (2010, 2012). In addition, they resorted to the legal bases (BRAZIL, 1996; 2009; 2009a) focusing considerations of the evaluation. The research is qualitative, descriptive character, and its main procedural technique to interview individually performed with four pre-school teachers who work in a public institution of Ceará. Also questionnaires were applied in order to better understand the research subjects. The results reveal that the role of evaluation in the perspective of the teachers is to follow the development of the child, being understood also as a practice that happens every day in kindergarten. The instruments used by teachers for evaluation are: observation, record, and report diagnostic test. Finally this study concluded that the conduct of the evaluation from various instruments are needed in the pre-school everyday because it enables the teacher to know and follow the development of the child so as to take actions that promote an integral way. |
Descripción : | ARAÚJO, Regivanda Vieira de.Avaliação na educação infantil: a perspectiva das professoras de pré-escola. mediações pedagógicas na creche Manoel Candido Dantheias, em Quixadá-Ce. 2015. 51f. –TCC (Monografia) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Especialização em Docência em Educação Infantil, Polo Quixada (Ce), 2015. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37375 |
Aparece en las colecciones: | EDEI - Monografia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2015_tcc_rvaraujo.pdf | 297,68 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.