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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/37324
Type: | Dissertação |
Title: | Ruínas do sertão e dos sertanejos: identidades possíveis em Faca, de Ronaldo Correia de Brito |
Authors: | Bessa, Alessandra Zelinda Sousa |
Advisor: | Brunello, Yuri |
Keywords: | Faca;Ronaldo Correia de Brito;Dispositivos;Dispositifs;Minor language |
Issue Date: | 2018 |
Citation: | BESSA, Alessandra Zelinda Sousa. Ruínas do sertão e dos sertanejos: identidades possíveis em Faca, de Ronaldo Correia de Brito. 2018. 94f. - Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação em Letras, Fortaleza (CE), 2018. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Nos contos de Brito (2003), especificamente de sua obra Faca1, encontram-se personagens saídos do sertão de Inhamuns, reconhecidos no interior das suas memórias e na maneira que manifestam seus atos diante do grupo familiar. São onze tramas que se desenvolvem na mesma terra cearense e através das quais é possível destacar a predominância da segregação social entre sujeitos da mesma coletividade; o retorno ao passado; a autonomia feminina, convivendo com o patriarcalismo; presença de ciganos, homens misteriosos; atuação de mulheres de diversas personalidades, dentre outros fatores que vão circunscrevendo os mecanismos envolvendo os homens desse espaço. Objetivou-se, com esta pesquisa, demonstrar como os mitos do sertão e dos sertanejos são capazes de guiar os atos das personagens do livro Faca. Como suporte teórico bibliográfico, alguns dos autores utilizados foram: Agamben (2005), Albuquerque Jr. (1999), Bhabha (1998), Deleuze, G., Guattari. F. (1977), Dalcastagnè (2005), Eliade (2011), Halbwachs (2006), Haesbaert (2004), Schollammer (2011), Sodré (2002), Santini (2009) e Vicentini (2007). A análise utilizou o conceito de “dispositivo” de Agamben (2005) e a noção de “língua menor” de Deleuze e Guattari (1977). Vários temas foram chamados, então, ao diálogo, para incremento da abordagem, a saber: a memória coletiva (influenciadora da conduta das personagens), o imaginário formador do Nordeste e a ressignificação dos antigos costumes sertanejos. Buscou-se, portanto, contribuir tanto para as análises das problemáticas sobre o sertão nordestino na literatura, bem como proporcionar instigações motivadoras de outras pesquisas sobre as obras de Ronaldo Correia de Brito. Constatou-se que as produções literárias do autor apresentam uma polifonia resultante dos múltiplos conhecimentos sobre os homens e a natureza. Uma dessas manifestações se justifica pelos reflexos em sua obra da própria vida do autor, do tempo e do espaço em que viveu. |
Abstract: | In the short stories of Brito (2003), especifically on his work Faca, we find characters from Inhamuns hinterland, known in inner part of his memories and how they manifest his acts before family group. Eleven plots that develop in the very cearense land and through them, it is possible to point out predominance of social segregation among subjects of same collectivity; the return to past; feminine autonomy, living with patriarchalism; gypsies presence, mysterious men; women performance among other factors that circumscribe men in such a space. The goal of this research was to demonstrate how myths from the hinterland and locals are capable of guiding acts of characters of the book Faca. As bibliographical basis, some of authors mentioned were: Agamben (2005), Albuquerque Jr. (1999), Bhabha (1998), Deleuze, G., Guattari. F. (1977), Dalcastagnè (2005), Eliade (2011), Halbwachs (2006), Haesbaert (2004), Schollammer (2011), Sodré (2002), Santini (2009) e Vicentini (2007). The analysis used the concept of “Agamben Dispositif” (2005) and notion of “minor language” of Deleuze and Guattari (1977). Various themes were called, so, to the dialogue in order to expand the approaches such as collective memory (influencer of characters behavior), the imaginary as a former of Northeast and resignification of old hinterland costums. We tried, therefore, to contribute to analysis of issues of northeast hinterland in literature as well as to provide motivational thoughts of other researches on Ronaldo Correia de Brito works. We could confirm that author’s literaty production present a polyphony resulting of multiple knowledge on men and nature. One of those manifestations justifies itself by the reflexes on his work, on his own life, time and space in which he lived. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37324 |
Appears in Collections: | PPGLE- Dissertações defendidas na UFC |
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