Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/37227
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCortonesi, Leandro Masuda-
dc.contributor.authorSousa, Denister Paulo Castro-
dc.date.accessioned2018-11-12T13:53:40Z-
dc.date.available2018-11-12T13:53:40Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationSOUSA, Denister Paulo Castro. Esporte orientação: uma proposta de ensino nas aulas de educação física escolar. 2018. 60 f. Monografia (Graduação em Educação física) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37227-
dc.description.abstractThe objective of this research is to present an account of the processes and results of pedagogical practice, who understood the sport Orientation while possibility of adventure sports content deployment and expansion of the student movement enrolled in the final years of primary school. Classes were held in the period that comprises the end of April to may 2018, with student volunteers (20 students, mixed, ages 11 to 14 years) with the theme "Sport orientation". In any case, we try to keep a dialogical relationship, making the end active subject in the teaching-learning process, taking into account positive and negative points highlighted by the students. The effective participation of the volunteers allowed to infer that the sport of orientation is easy to deploy in school since the professor is willing to combine fun and games playful strategies to approach the sport itself. The sport Orientation while pedagogical tool in the teaching-learning process is able to provide situations that students necessarily need to develop: initiative and creativity, thus, be considered an alternative successful teaching in the context of school physical education.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEsporte Orientaçãopt_BR
dc.subjectEducação Física Escolarpt_BR
dc.subjectEsportes de Aventurapt_BR
dc.titleEsporte orientação: uma proposta de ensino nas aulas de educação física escolarpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrO objetivo desta pesquisa é apresentar um relato dos processos e resultados da prática pedagógica, que compreendeu o Esporte Orientação enquanto possibilidade de implantação do conteúdo esportes de aventura e ampliação da cultura de movimento de estudantes matriculados nos anos finais do ensino fundamental. As aulas foram realizadas no período que compreendeu o final de Abril a Maio de 2018, com estudantes voluntários (20 estudantes, mista, idades de 11 a 14 anos) com o tema “Esporte Orientação”. Em todo processo, procuramos manter uma relação dialógica, tornando o participante em sujeito ativo no processo ensino-aprendizagem, levando em consideração pontos positivos e negativos destacados pelos alunos. A participação efetiva dos voluntários permitiu inferir que o Esporte de Orientação é fácil de implantar na escola desde que o professor se disponha em aliar estratégias de jogos e brincadeiras lúdicas que se aproximem do esporte em si. O Esporte de Orientação enquanto ferramenta pedagógica no processo ensino-aprendizagem é capaz de possibilitar situações que os alunos, necessariamente precisam desenvolver: iniciativa e criatividade, permitindo assim, ser considerada uma alternativa pedagógica exitosa no contexto da Educação Física Escolar.pt_BR
Aparece nas coleções:EDUCAÇÃO FÍSICA - LICENCIATURA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_tcc_dpcsouza.pdf1,28 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.