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Type: TCC
Title: Análise do atletismo nas aulas de educação física do ensino fundamental II em escolas públicas de Fortaleza
Authors: Lima, Natanael Martins Pontes
Advisor: Silva, Eduardo V. M. Silva
Keywords: Atletismo;Escola;Educação Física Escolar
Issue Date: 2017
Citation: LIMA, Natanael Martins Pontes. Análise do atletismo nas aulas de educação física do ensino fundamental II em escolas públicas de Fortaleza. 2017. 16 f. Monografia (Graduação em Educação física) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2017.
Abstract in Brazilian Portuguese: O objetivo principal deste estudo foi analisar as características do ensino do Atletismo nas aulas de Educação Física em escolas públicas de ensino fundamental II de Fortaleza. Apesar de ser uma modalidade de grande importância para o desenvolvimento motor dos alunos e para a inserção da cultura corporal de movimento, a presença desta modalidade na educação básica brasileira tem sido esquecida por muito tempo, vindo a crescer de maneira sutil nos últimos anos, não sendo possível afirmar se este crescimento vem ocorrendo de maneira adequada. Trata-se de um estudo transversal, de caráter descritivo, com abordagem quantitativa, desenvolvido em escolas públicas do ensino fundamental II da regional V do município de Fortaleza. Foi selecionada uma amostra total de 10 professores de 10 escolas da rede pública municipal, que representa 27,7 % do total de 36 escolas pertencentes a Regional V. Para diagnosticar as características do ensino do atletismo nas aulas foi utilizado um questionário misto abordando questões relativas a: utilização do atletismo como conteúdo, utilização das dimensões dos conteúdos no ensino do atletismo e a frequência de aulas práticas e teóricas no ensino do atletismo. A maioria dos professores entrevistados, 90% (n=9), alegou que a modalidade faz parte do currículo de educação física e, em relação a inclusão do conteúdo nas aulas, 80% (n=8) afirmaram utilizar e 20% (n=2) relataram usar “às vezes”. Sessenta por cento (n=6) dos entrevistados afirmaram ter uma abordagem majoritária de aulas teóricas, enquanto 30% (n=3) alegaram ter uma divisão semelhante entre aulas teóricas e práticas e apenas 10% (n=10) aulas predominantemente práticas. Em relação as dificuldades para ministrar as aulas, a maior parte 81,8% (n=9) afirma que a ausência de infraestrutura e materiais é empecilho para desenvolver as atividades; 9,1% (n=1) informou que a falta de interesse dos alunos dificulta e apenas 9,1% (n=1) afirmou não ver dificuldades para o ensino. No tocante às categorias de conteúdos (dimensão conceitual, procedimental e atitudinal), 100% (n=10) afirmaram conhecer e utilizar nas aulas de atletismo. Conclui-se que o atletismo está incluso entre os conteúdos trabalhados pelos professores nas escolas pesquisadas. Percebeu-se, de modo geral, que a modalidade vem sendo abordada prioritariamente em aulas teóricas, um fato positivo, já que muitas das vezes apenas o lado procedimental vinha sendo desenvolvido e com um teor mecanicista. Foi possível averiguar que o os professores conhecem as dimensões dos conteúdos, porém não fazem o uso de forma adequada no planejamento e na aplicação das aulas de atletismo.
Abstract: The main objective of this study was to analyze the characteristics of Athletics teaching in Physical Education classes in public elementary schools II of Fortaleza. Despite being a modality of great importance for the motor development of the students and for the insertion of the body culture of movement, the presence of this modality in Brazilian basic education has been forgotten for a long time, growing subtly in recent years, not and it is possible to say if this growth has been taking place adequately. This is a cross-sectional, descriptive study with a quantitative approach, developed in public schools of elementary education II of the regional V of the city of Fortaleza. A total sample of 10 teachers from 10 schools of the municipal public network was selected, representing 27.7% of the total of 36 schools belonging to Regional V. To diagnose the characteristics of athletics teaching in the classes, a mixed questionnaire was used addressing relative questions a: use of athletics as content, use of contents dimensions in athletics teaching and the frequency of practical and theoretical classes in athletics teaching. Most of the teachers interviewed, 90% (n = 9), claimed that the modality is part of the physical education curriculum and, in relation to the inclusion of the content in the classes, 80% (n = 8) stated to use and 20% = 2) reported using "sometimes". Sixty percent (n = 6) of the respondents claimed to have a majority approach to theoretical classes, while 30% (n = 3) claimed to have a similar division between theoretical and practical classes and only 10% (n = 10) predominantly practical classes. Regarding the difficulties to teach classes, most 81.8% (n = 9) affirm that the lack of infrastructure and materials is an obstacle to develop activities; 9.1% (n = 1) reported that students' lack of interest made it difficult and only 9.1% (n = 1) said they did not see difficulties in teaching. Regarding content categories (conceptual, procedural and attitudinal dimensions), 100% (n = 10) stated that they know and use in athletics classes. It is concluded that athletics is included among the contents worked by the teachers in the schools surveyed. It is generally perceived that the modality has been approached primarily in theoretical classes, a positive fact, since many times only the procedural side has been developed and with a mechanistic content. It was possible to find out that the teachers know the dimensions of the contents, but they do not use them properly in the planning and application of athletics classes.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37184
Appears in Collections:EDUCAÇÃO FÍSICA - LICENCIATURA - Monografias

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