Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/37168
Type: | TCC |
Title: | De expectadora a aluna, de aluna a professora: Um caminho percorrido para tornar-se professora |
Authors: | Barbosa, Lailla Cristina Da Frota |
Advisor: | Zylberberg, Tatiana Passos |
Keywords: | Formação;dança;autobiografia;docência |
Issue Date: | 2017 |
Citation: | BARBOSA, Lailla Cristina Da Frota. De expectadora a aluna, de aluna a professora: Um caminho percorrido para tornar-se professora. 2017. 39 f. Monografia (Graduação em Educação física) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2017. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Este trabalho é um relato autobiográfico de uma jovem que no decorrer da sua formação acadêmica “constituiu-se” professora. Por meio da metodologia autobiográfica (SOUZA, 2006) a autora narra a sua história de vida destacando alguns momentos da infância até a conclusão do curso de Bacharelado em Educação Física. A dança é o tema central, o qual é refletido em diversos contextos, como lazer, qualidade de vida, formação acadêmica, experiência artística e intervenção de estágio/programas de bolsa. Este trabalho tem como objetivo refletir sobre a formação acadêmica, disciplinas que mais marcaram e como as experiências extracurriculares podem encaminhar esse profissional para a docência. O primeiro capítulo destacando momentos da infância e adolescência, o segundo focando em algumas disciplinas de sua formação superior, e dois seguintes falando de projetos que também contribuíram mais diretamente para torna-la professora, por fim reflete sobre a formação acadêmica considerando não só o conteúdo disciplinar, como também as experimentações em programas e projetos que a faculdade possibilita, concluindo que a formação profissional do professor deve também basear-se nas possibilidades de intervenções e vivências que o discente pode buscar dentro ou fora da faculdade. |
Abstract: | This work is an autobiographical account of a young woman who in the course of her academic formation "constituted" a teacher. Through the autobiographical methodology (SOUZA, 2006) the author narrates her life history highlighting some moments from childhood until the conclusion of the Bachelor's Degree in Physical Education. Dance is the central theme, which is reflected in various contexts such as leisure, quality of life, academic training, artistic experience and internship / stock exchange intervention. This work aims to reflect on the academic formation, disciplines that most striking and how the extracurricular experiences can direct this professional to the teaching. The first chapter emphasizing moments of childhood and adolescence, the second focusing on some disciplines of its higher education, and two following talking about projects that also contributed more directly to make her a teacher, finally reflects on the academic formation considering not only the content discipline, as well as the experiments in programs and projects that the college makes possible, concluding that the professional formation of the teacher must also be based on the possibilities of interventions and experiences that the student can seek in or out of college. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37168 |
Appears in Collections: | EDUCAÇÃO FÍSICA - BACHARELADO - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2017_tcc_lcfbarbosa.pdf | 411,43 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.