Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/37097
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Silva, Luciana Maria Fernandes | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Emanuela Cristina | - |
dc.date.accessioned | 2018-11-09T13:25:53Z | - |
dc.date.available | 2018-11-09T13:25:53Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Emanuela Cristina. A afetividade no processo didático Das aulas de capoeira. 2017. 41 f. Monografia (Graduação em Educação física) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37097 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Afetividade | pt_BR |
dc.subject | Sócio afetividade | pt_BR |
dc.subject | Ensino e aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Capoeira | pt_BR |
dc.title | A afetividade no processo didático das aulas de capoeira | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | A afetividade tem um significado genuíno no desenvolvimento da formação individual e coletiva dos alunos uma vez que, nós seres humanos, somos formados por emoções e cargas afetivas. Estas estão presentes em todo momento da vida cotidiana, seja na família, entre amigos e principalmente nos ambientes escolares, que são ambientes, significativamente, sociais. Pode-se também levar para o ensino, na universidade, uma vez que o contexto também acontece entre alunos, professores, conteúdo escolar, livros, escrita, e, neste caso específico da capoeira, os movimentos corporais. Esse estudo tem como objetivo verificar o nível de desenvolvimento da sócio afetividade, nas aulas de capoeira de semestre de 2015.2, do curso de Educação Física do IEFES-UFC. Trata-se de uma pesquisa de campo qualitativa, na qual os resultados foram compilados e analisados de forma descritiva, e utiliza como metodologia dois questionários com perguntas fechadas interpretando os dados por meio da técnica de pesquisa análise de conteúdo. Os resultados apontam para a necessidade de um equilíbrio entre a afetividade e a cognição, buscando um ponto de equilíbrio entre as relações interpessoais, na sala de aula, enriquecendo os processos de ensino e de aprendizagem. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | EDUCAÇÃO FÍSICA - LICENCIATURA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2017_tcc_ecoliveira.pdf | 311,7 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.