Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/37076
Type: TCC
Title: A educação infantil e a inclusão: algumas considerações quanto às estratégias pedagógicas de atenção às diferenças na educação infantil no município de Graça
Authors: Oliveira, Mismeilandia Furtado de
Advisor: Silva, Camila Barreto
Keywords: Educação Infantil;Estratégias Pedagógicas;Educação Inclusiva;Pedagogia Diferenciada;Atendimento Especializado
Issue Date: 2012
Citation: Oliveira, M. F.; Silva, C. B. (2012)
Abstract in Brazilian Portuguese: O presente estudo teve por objetivo geral investigar as estratégias pedagógicas de atenção às diferenças na educação infantil, especificamente na pré-escola. E como especifico identificar o que os professores entendem por essas estratégias, bem como observar quais estratégias pedagógicas são utilizadas pelos professores que visam à inclusão de todas as crianças, e identificar como essas estratégias são desenvolvidas. Como base teórica buscou-se as ideias e conceitos relacionados a educação de atenção às diferenças. A pesquisa baseou-se na abordagem qualitativa, e como instrumento de coletas de dados utilizou-se um roteiro, o qual guiou o trabalho de observação, durante dez dias, nos turnos manhã e tarde. Participaram deste estudo dois profissionais, um professor e uma professora do infantil V, ambos de salas diferentes de uma escola municipal da rede pública da cidade de Graça. Os resultados da pesquisa evidenciaram que os professores precisam adquirir conhecimentos teóricos acerca da educação inclusiva e das mudanças nas práticas pedagógicas na educação infantil, pois ainda mantêm uma educação tradicional, onde há maior ênfase no desenvolvimento da leitura e da escrita, embora se utilizem de estratégias significativas, tais como: a escuta da criança, o trabalho com agrupamentos, dentre outras, para o desenvolvimento das crianças. Tais estratégias não estão sendo desenvolvidas, de modo que todas as crianças, nas suas diferenças, sejam contempladas, bem como tão pouco respeitadas. Palavras-Chave: iva.
Abstract: The present study aimed at investigating the pedagogical strategies of attention to differences in early childhood education, specifically in preschool. And as specific identifying what teachers understand by these strategies and see which teaching strategies are used by teachers aimed at inclusion of all children, and to identify how these strategies are developed. As a theoretical basis we sought ideas and concepts related to education of attention to the differences. The research was based on a qualitative approach, and as an instrument of data collection used a script, which guided the work of observation for ten days, in morning and afternoon shifts. The study included two professionals, a teacher and a teacher of children V, both in different rooms of a school of public municipal city of Grace Survey results showed that teachers need to acquire theoretical knowledge about inclusive education and the changes pedagogical practices in early childhood education, they still maintain a traditional education, where there is greater emphasis on the development of reading and writing, although significant use of strategies, such as listening to the child, working with groups, among others, to children's development. Such strategies are not being developed, so that all children, in their differences, are covered, as well as little respected.
Description: OLIVEIRA, Mismeilandia Furtado de. A educação infantil e a inclusão: algumas considerações quanto às estratégias pedagógicas de atenção às diferenças na educação infantil no município de Graça. 2012. 84f. –TCC (Monografia) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Especialização em Educação Infantil, Polo Sobral (Ce), 2012.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37076
Appears in Collections:EEI - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2012_tcc_mfoliveira.pdf1,13 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.