Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/37036
Type: | TCC |
Title: | O uso de ferramentas audiovisuais no auxílio do ensino da engenharia de petróleo |
Authors: | Pereira Jr, José Neil de Oliveira |
Advisor: | Ponte, Vitor Moreira da Rocha |
Keywords: | Educação;Engenharia;Controle de Poço;Kick;Mídias;Videos;Audiovisual |
Issue Date: | 2017 |
Citation: | PEREIRA JR, J. N. de O. (2017) |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Nesse trabalho foi discutido o uso de ferramentas audiovisuais no auxílio do ensino na engenharia de petróleo. Em um mercado tão competitivo em que a sociedade está imergida, a qualificação individual tem se tornado um fator crítico para se alcançar o sucesso. Para que seja atingido um maior grau de educação, a metodologia deve ser selecionada de modo que se possa aumentar a eficiência do processo de aprendizado. Para manter o interesse e melhorar o aprendizado dos alunos, pode-se utilizar de ferramentas mais modernas e interativas. A elaboração de vídeos com caráter educativo tem benefícios tanto para o aluno, que aproveita de uma melhor didática, acessibilidade e interatividade, quanto para o professor, que acaba vendo o seu conteúdo de maneira diferente, através de um outro ponto de vista. Também está contido nesse trabalho um tipo de procedimento para a construção dos vídeos e as ferramentas necessárias para a execução de tal tarefa. Será apresentado como foi construída a série de vídeos sobre kicks e controle de poço, mostrando quais os softwares utilizados, qual plataforma de vídeos foi selecionada para hospedar os vídeos e como foi feito a configuração desses vídeos. Também está contido nesse trabalho uma breve revisão bibliográfica sobre kicks e controle de poço, feita para a elaboração do script. Como amostra, foi introduzido o script e alguns printscreens do primeiro episódio da série, onde foi feita a apresentação dos tópicos a serem abordados e uma breve introdução ao conteúdo, definindo kicks e quais suas possíveis consequências. |
Abstract: | In this paper it was discussed the use of audiovisual tools in the assistance of petroleum engineering teaching. In such a competitive market where the society is immerged, the individual qualification is a critical factor to achieve success. To achieve a higher level of education, the selected methodology must be able to enhance the efficiency of the learning process. To keep the interest and to improve the learning capacity of the students, it is possible to use more modern and interactive tools. The elaboration of videos with education purposes has benefits for both the students, who rejoices of better didacticism, accessibility and interactivity, and teachers, who can see his content in another way, in a different point of view. Also, in this work it can be found a procedure type for the construction of the videos and the necessary tools to execute such task. It will be presented how was constructed the series of videos about kicks and well control, showing which software was used, which platform was selected to host the videos and how the videos were set. There is also a brief literature review about kicks and well control, aiming the elaboration of the videos scripts. As a sample, the script and some screenshots were taken for the first episode of the series, in which was made a presentation of the main topics of the series and a brief introduction about the content, defining kicks and its possible consequences. |
Description: | PEREIRA JR., José Neil de Oliveira. O uso de ferramentas audiovisuais no auxílio do ensino da engenharia de petróleo. 2017. 43 f. Monografia (Graduação em Engenharia de Petróleo)-Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2017. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37036 |
Appears in Collections: | ENGENHARIA DE PETRÓLEO - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2017_tcc_jnopereirajr.pdf | 577,4 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.