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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/36939
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Sá, Leonardo Damasceno de | - |
dc.contributor.author | Aguiar, Jaques Ferreira de | - |
dc.date.accessioned | 2018-11-06T18:49:45Z | - |
dc.date.available | 2018-11-06T18:49:45Z | - |
dc.date.issued | 2008 | - |
dc.identifier.citation | Aguiar, J. F.; Sá, L. D. (2008) | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36939 | - |
dc.description | AGUIAR, Jaques Ferreira de. Guarda municipal e cidadania: o resgate do mandato institucional no ambiente escolar. 2008. 72f.- TCC ( Monografia) -Universidade Federal do Ceará, Centro de Humanidades, Especialização em Cidadania, Direitos Humanos e Segurança Pública, Fortaleza (CE), 2008. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Mandato. | pt_BR |
dc.subject | Prevenção | pt_BR |
dc.subject | Supracorporação | pt_BR |
dc.title | Guarda municipal e cidadania: o resgate do mandato institucional no ambiente escolar | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O trabalho tem como objetivo geral analisar o processo de retomada de mandato da Guarda Municipal e Defesa Civil de Fortaleza através do entendimento e esclarecimento de suas funções e atribuições, das ações de prevenção, de programas sócio-educativos, da efetiva, eficiente e eficaz avaliação dos programas de diminuição da violência e criminalidade nas escolas do município. Os objetivos específicos estão na concepção de legitima da caracterização e contextualização das ações da Instituição Guarda Municipal nas escolas públicas com o viés em segurança pública, sem ultrapassar os limites e nem invadir as atribuições do sistema educacional. O mandato da guarda municipal está no resgate a na demonstração prática de seus modelos de hierarquia horizontais, disciplina organizada no respeito, facilitando assim o conhecimento e a dinamicidade de uma instituição fortificada mas não cristalizada, no seu planejamento estratégico, nos moldes dos princípios, com suas estruturas de gestão de conhecimento, onde o programa “fortaleza de paz” estabelece um relevante conhecimento, fomentando o mapa da violência na cidade através dos territórios educacionais, demonstrando indicativos que potencializam a promoção de política públicas de segurança. Na sua concepção institucional, percebe-se uma implementação relevante e de fato pactuação federativa entre governo federal, estadual e municipal, na gestão unificada de informação, na formação e capacitação permanente dos guardas municipais, na implantação de um regulamento interno, ouvidoria e corregedoria para uma boa fiscalização interna e externa do munícipe, na subordinação de suas atribuições perante a Constituição Federal e ao seu estatuto do serviço público e a independência, respeitando a linha sinuosa dos Direitos Humanos que transcende a todo momento esse processo de reforma das guardas municipais. O contexto do ensino-aprendizagem também serve de cenário para este ato de retomada, pela importância que ele tem na escola. A guarda municipal sendo legitimizada através da constituição democrática de 1988, das competências de caráter institucionais emanadas pelo Ministério da Justiça e Secretaria Nacional de Segurança Pública. Demonstra-se através da atuação do Pelotão ROPE(Ronda Preventiva Escola) a consistência valorativa do agente de segurança pública municipal e sua importância na escola, no entorno dela, perante os articuladores educacionais (professores, diretores, coordenadores, supervisores, alunos e a sociedade civil). Percebe-se através dos dados coletados pelo programa Fortaleza de Paz, o redirecionamento em potencial na posse dos espaços públicos pela população, da retomada de responsabilidade por parte do poder público no que concerne a segurança pública na elaboração de projetos sócio-educativos em segurança pública como “anjos da Guarda” e Campanha de Desarmamento Infantil”, entre outras ações. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | ECDHSP - Monografias |
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