Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/36637
Tipo: TCC
Título : Mulher-gestante-mãe-mulher: histórias de vida sobre a visão de corpo e de educação física
Autor : Marques, Sabriny de Cassia França
Tutor: Zylberberg, Tatiana Passos
Palabras clave : Corpo;Gestação;Educação Física;Atividade Física
Fecha de publicación : 2017
Citación : MARQUES, Sabriny De Cassia França. Mulher-gestante-mãe-mulher: histórias de vida sobre a visão de corpo e de educação física. 2017. 79 f. Monografia (Graduação em Educação física) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2017.
Resumen en portugués brasileño: INTRODUÇÃO O parir e suas riquezas simbólicas proporciona à mulher a transição mais importante da sua vida, transformando a gestante em mãe. Em inúmeras mulheres essa evolução é mistificada com questões culturais familiares e sociais, nas quais, são aterrorizadas quanto a dor, medo da morte e dos abortamentos. Muitas delas chegam ao hospital referindo que seus antecedentes familiares não “tiveram passagem”, ou seja, a dilatação necessária para a evolução e término do parto, pela crença da ideia genética como se esse desfecho fosse proveniente desses fatores. As gestantes e principalmente as primigestas, “mães de primeira viajem”, são pouco informadas sobre a gravidez e a prática de exercícios durante a mesma. Sabe-se que a atividade física é muito importante na obtenção e manutenção da saúde, que para a mulher gestante essa resultante não é diferente. Foi escolhido como universo da pesquisa o Hospital da Mulher e Criança do Munícipio da Maracanaú, mais especificamente, escutamos as mulheres puérperas. O OBJETIVO da pesquisa foi, portanto, investigar as percepções das mulheres puérperas sobre o seu corpo grávido, correlacionando as suas experiências na Educação Física e a prática regular de exercícios físicos na vida adulta. A DISCUSSÃO E RESULTADOS revela que todas as mulheres entrevistadas vivem em situação de grande risco, de evasão escolar, baixa renda familiar e assistência precária quanto às informações durante o pré-natal e assistência ao parto em seu munícipio de residência. As mistificações e receios quanto aos exercícios físicos durante a gestação fazem-se presentes, embora deveriam ser sanadas durante todo o período de maturação dessa mulher e durante o seu período gestacional, e também incluídas como temática nas aulas de Educação Física Escolar em educar para o autocuidado. A visão de corpo tortuosa e/ou adjetivada foi encontrada na fala das mulheres dando a entender as influências que o meio social e familiar exercem sobre elas. Nas CONCLUSÕES foi observada a deficiência dos programas de assistência ao pré-natal nas unidades básicas de saúde quanto ao esclarecimento das possíveis dúvidas quanto à gestação e exercícios físicos. Muitas pacientes não têm acesso ao pré-natal e consultas de rotina, a elaboração de mais programas de atenção a gestante, que envolva a prática de exercícios após o primeiro trimestre, informações sobre nutrição, a equipe multidisciplinar trabalhando em conjunto para a manutenção da integridade física e emocional da gestante.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36637
Aparece en las colecciones: EDUCAÇÃO FÍSICA - BACHARELADO - Monografias

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2017_tcc_scfmarques.pdf1,72 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.