Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/36407
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorJimenez, Maria Susana Vasconcelos-
dc.contributor.authorLima, Raimundo Nonato Nogueira-
dc.date.accessioned2018-10-10T15:35:20Z-
dc.date.available2018-10-10T15:35:20Z-
dc.date.issued1997-
dc.identifier.citationLima, R. N. N.; Jimenez, M. S. V. (1997)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36407-
dc.descriptionLIMA, Raimundo Nonato Nogueira. Educação popular em questão - reflexões a partir (e para além) de uma prática. 1997. 234f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Mestrado em Educação, Fortaleza (CE), 1997.pt_BR
dc.description.abstractThis Dissertation, "Popular Education in Subject - Reflections from (and beyond) a Practice", has, as basic presupposition, the conception that popular education is that what identifies with the historical interests of the working class. It is based in the materialistic-historical vision as scientific presupposition, to analyse the politicize-pedagogic práxis of the education and it places the Work as central category. With these premises, it analyzes the experience of Youths and Adults Education of Icapuí, one city in the coast east of the state of Ceará. Such experience was evidenced in the period from 1993 to 1995, in the context of one Municipal Administration identified with the popular demands, presenting, therefore, as priorities the actions implemented in Education and Health sectores. The object of this Dissertation, the Culture Circles of Youths and Adults Education of Icapuí, was constituted in a politicize-pedagogic practice, advised by a team of teachers and students of the Education School of the Federal University of Ceará, including the teachers of the referred Circles. Some questions were evidenced, coinciding with the own hypotheses elencadas before and during this work accomplisbment. One of these questions relates with the importance of one pennanent reflection with the teachers of Icapuí, although it was being verified that, in some extremely important moments to the experience, a consistent teorical-metodological approach and a profound study to a coherent establishement by some proposals have failed. Another important question, what penneated the whole research, refers to the students' evasion. In general tenns, the evasioli fi the Culture Circles of Icapuí was about of 70%. The students, in majority portion, didn't stay frequenting to the classes, what were planned starting from their reality and more immediate interests. It may be concluded that the experience of Icapuí was registered in the list of the proposals of youths and adults education, of popular character; this experience was very important to education of the city and it was purposed to base on the polítical conscience process of its students, with educating Paulo Freire's contribution, but this experience didn't find the wanted resonance due to the high evasion index and their causes.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEducação popularpt_BR
dc.subjectEducação de Jovens e Adultospt_BR
dc.subjectLiteratura básicapt_BR
dc.subjectPrática Pedagógicapt_BR
dc.titleEducação popular em questão - reflexões a partir (e para além) de uma práticapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA Dissertação Educação Popular em Questão - Reflexões a partir (e para além) de uma Prática tem como pressuposto básico a concepção de que educação popular é aquela que identifica-se com os interesses históricos da classe trabalhadora. Fundamenta-se na visão materialista-histórica como pressuposto científico para análise da práxis político-pedagógica da educação e coloca o Trabalho como categoria central. Com estas premissas, analisa a experiência de Educação de Jovens e Adultos de lcapuí, município do litoral leste do estado do Ceará. Tal experiência evidenciou-se no período de 1993 a 1995, no contexto de uma Administração Municipal identificada com as demandas populares, apresentando, portanto, como prioridades as ações implementadas nos campos da educação e da saúde. O objeto desta Dissertação, os Círculos de Cultura, da Educação de Jovens e Adultos de lcapui, constituiu-se numa prática político-pedagógica, assessorada por uma equipe de professores e alunos da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará, com os professores dos referidos Círculos. Algumas questões foram evidenciadas, confundindo-se com as próprias hipóteses elencadas antes e durante a realização deste trabalho. Uma destas questões diz respeito à importância da reflexão permanente com os professores de lcapuí, embora constatando-se que, em alguns momentos extremamente relevantes para a experiência, faltou aprofundamento e consistência teórico-metodológica para a implantação coerente de determinadas propostas. Uma outra questão que permeou todo o trabalho refere-se à evasão dos alunos. No geral, a evasão nos Círculos de Cultura de lcapuí ficou em torno de 70%. Os alunos, na sua maioria, não permaneceram freqüentando às aulas que eram planejadas a partir da realidade dos mesmos e de seus interesses mais imediatos. Conclui-se que a experiência de lcapuí inscreve-se no quadro das propostas de educação de jovens e adultos, de caráter popular; que a mesma foi muito importante para a educação do Município e que pretendeu pautar-se na conscientização política de seus educandos com o aparte do educador Paulo Freire, mas que não encontrou a ressonância desejada devido ao alto índice de evasão e às suas causas.pt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1997_dis_rnnlima.pdf142,91 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.