Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/36365
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Lopes, Marcus Vinícius Pinheiro | - |
dc.contributor.author | Almeida, Maria Wliana de França | - |
dc.date.accessioned | 2018-10-08T22:26:10Z | - |
dc.date.available | 2018-10-08T22:26:10Z | - |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.identifier.citation | ALMEIDA, M. W. F. A opinião dos docentes sobre o uso dos objetos de aprendizagem nas aulas de Física. 2015. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Instituto Universidade Virtual, Universidade Federal do Ceará, Quixeramobim, 2015. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36365 | - |
dc.description.abstract | This work aims to analyze the opinions of physics teachers about the learning objects of use (OA's) as a tool for improving teaching and learning in Physical. This is a f work of quantitative character. As a working methodology we used three types of search, bibliographic first sought the opinion of various authors on the subject in question, the second field at the high school physics teacher Magdalene - Ceará and the third called Applied. According to the National Curriculum Parameters - BCP's physics must deal with student's everyday phenomena, such as understanding of events that are part of human history, as well as technological, and cultural changes occurring in nature. Education today, should seek to prepare the student as a full citizen, and develop skills and competencies that are targeted for working life. Currently, one can see a great lack diversification of materials in practical classes in physics, usually the only material used by teachers as a basis to teach their classes is the textbook provided by schools, making the teacher go to search for innovations for physics teaching and learning. The use of learning objects in the school is a valuable resource in the formation of physical concepts and students' motivation to learn from situations of everyday life. Therefore it can be concluded that the integration of Ausubel's theory of characteristics (1992) with the use of OVA's as previous organizers for teaching and learning phenomena of physics, contributed to the development and expansion of opportunities for building knowledge physical sense and meaningto the learner. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Objeto de aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Física | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem significativa | pt_BR |
dc.title | A opinião dos docentes sobre o uso dos objetos de aprendizagem nas aulas de Física | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Este trabalho tem como objetivo analisar a opinião dos professores de Física acerca do uso de Objetos de Aprendizagem (OA’s) como ferramenta na melhoria do processo de ensino e aprendizagem nas aulas de Física. Essa é uma obra de caráter quantitativo. Como metodologia de trabalho utilizou-se três tipos de pesquisa, a primeira bibliográfica buscou a opinião de vários autores sobre o tema em questão, a segunda, de campo junto a professores de Física do Ensino Médio de Madalena – Ceará e a terceira denominada de Aplicada. Segundo os Parâmetros Curriculares Nacional – PCN’s, a Física deve lidar com fenômenos do cotidiano do educando, como a compreensão de acontecimentos que fazem parte da história da humanidade, bem como dos tecnológicos, culturais e transformações ocorridas na natureza. A educação nos dias atuais, deve buscar a preparação do aluno como um cidadão completo, além de desenvolver habilidades e competências que estejam direcionadas para a vida profissional. Atualmente, pode-se perceber uma grande ausência na diversificação de materiais nas aulas práticas de Física, geralmente o único material utilizado pelos professores como base para ministrar suas aulas é o livro didático disponibilizado pelas escolas, fazendo com que o educador vá à busca de inovações para o ensino aprendizagem de física. O uso dos objetos de aprendizagem na escola é um recurso válido na formação dos conceitos físicos e na motivação dos alunos para aprender com situações do dia a dia. Por isso, pode-se concluir que a integração das características da teoria de Ausubel (1992) com o uso de OVA’s como organizadores prévios para o ensino e aprendizagem de fenômenos da Física, contribuiu para o desenvolvimento e a ampliação das oportunidades de construção de conhecimentos físicos com sentido e significado para o aprendiz. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | FÍSICA-LICENCIATURA (EaD) - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2015_tcc_mwfalmeida.pdf | 297,13 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.