Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/36319
Type: Artigo de Periódico
Title: Uso do strain miocárdico na avaliação do paciente com cardiomiopatia de Takotsubo: relato de caso e revisão de literatura
Authors: Cutrim, Ércio Murilo Monteiro
Carneiro, Márcia Maria
Keywords: Cardiomiopatia de Takotsubo;Ecocardiografia;Ecocardiografia Doppler em Cores
Issue Date: Jul-2018
Publisher: Revista de Medicina da UFC
Citation: CUTRIM, É. M. M. ; CARNEIRO, M. M. Uso do strain miocárdico na avaliação do paciente com cardiomiopatia de Takotsubo: relato de caso e revisão de literatura. Rev Med UFC, Fortaleza, v. 58, n. 3, p. 74-77, jul./set. 2018.
Abstract in Brazilian Portuguese: A cardiomiopatia de Takotsubo é uma condição benigna, marcada por uma disfunção característica do ventrículo esquerdo, com discinesia apical acompanhada de hipercinesia basal, gerando uma morfologia típica. Sua apresentação clínica mimetiza uma síndrome coronariana aguda, estando bastante associada a episódios de stress. Relatamos o caso de uma paciente de 80 anos que foi diagnosticada com essa síndrome, e foi submetida à avaliação ecocardiográfica. Avalia-se a utilidade do strain rate miocárdico na abordagem e no prognóstico dos pacientes acometidos por essa síndrome.
URI: http://periodicos.ufc.br/revistademedicinadaufc/index
http://diadorim.ibict.br/handle/1/839
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36319
ISSN: 0100-1302
2447-6595 (Online)
Appears in Collections:DMC - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2018_art_emscutrim.pdf984,22 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.