Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/36260
Type: Dissertação
Title: Sequência didática: uso do ensino por investigação e cooperação no ensino de circuitos elétricos na educação básica
Authors: Conceição, Ricardo da Encarnação
Advisor: Coelho, Afrânio de Araújo
Keywords: Ensino de Física;Aprendizagem cooperativa;Métodos experimentais em educação
Issue Date: 2018
Citation: CONCEIÇÃO, R. E. Sequência didática: uso do ensino por investigação e cooperação no ensino de circuitos elétricos na educação básica. 2018. 84 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018.
Abstract in Brazilian Portuguese: Nessa dissertação é apresentado um produto educacional, uma sequência didática que explora a Aprendizagem Cooperativa e o Ensino por Investigação aplicado ao ensino de Física e que foi aplicada na EEM Manoel Senhor de Melo Filho, em Aquiraz, CE. A turma escolhida foi a do 3º ano do ensino médio regular de uma escola rural. Para tanto, foi feita uma pesquisa bibliográfica, através da qual foi escolhido o método cooperativo Jigsaw II, que pareceu coerente com nossa proposta metodológica. Também foram utilizadas a experimentação e a simulação como suporte à abordagem cooperativa e investigativa. Foram explorados nesta sequência didática os circuitos elétricos simples, evoluindo para uma associação de resistores em série e em paralelo. Foi possível perceber uma mudança na postura dos alunos em relação à disciplina de Física, além de uma boa aceitação da abordagem cooperativa. O envolvimento foi tal que, tanto nas abordagens experimentais como nas simulações, os alunos expandiram suas investigações para além do proposto, analisando a sequência das avaliações e percebendo a evolução nos principais conceitos relacionados a circuitos elétricos. Dessa forma, a aprendizagem cooperativa e o ensino por investigação contribuíram de modo significativo para instaurar um ambiente favorável ao desenvolvimento cognitivo dos estudantes, bem como ajudaram nas relações interpessoais aluno-aluno e aluno-professor, condições sobremodo desejáveis em nossa sociedade.
Abstract: In this study is showed an educational product, a didactic sequence that explores Cooperative Learning and Research Teaching applied to the teaching of Physics and that was applied in the EEM Manoel Senhor de Melo Filho in Aquiraz, CE. The group chosen was the 3rd year of regular high school in a rural school. For this, a bibliographic research was done, through which was chosen the Jigsaw II cooperative method, which seemed to be consistent with our methodological proposal. Experimentation and simulation were also used to support the cooperative and investigative approach. The simple electrical circuits were explored in this didactic sequence, evolving to an association of resistors in series and in parallel. It was possible to perceive a change in the posture of the students in relation to the discipline of Physics, besides a good acceptance of the cooperative approach. The involvement was such that, in both experimental and simulation approaches, the students expanded their investigations beyond that proposed, analyzing the sequence of the evaluations and perceiving the evolution in the main concepts related to electrical circuits. In this way, cooperative learning and research teaching have contributed significantly to instituting a favorable environment for students' cognitive development, as well as helping student-student and student-teacher interpersonal relationships, which are desirable conditions in our society.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36260
Appears in Collections:MNPEF - Dissertações defendidas na UFC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2018_dis_reconceicao.pdf1,65 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.