Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/36247
Type: | TCC |
Title: | Abordagem alternativa para o ensino-aprendizagem-treinamento no basquetebol |
Authors: | Braga, Ítalo Nunes |
Advisor: | Gonzalez, Ricardo Hugo |
Keywords: | Basquetebol;Abordagem alternativa;Esporte Escolar |
Issue Date: | 2017 |
Citation: | BRAGA, Ítalo Nunes. Abordagem alternativa para o ensino-aprendizagem-treinamento no basquetebol. 2017. 79 f. Monografia (Graduação em Educação física) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2017. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | O basquetebol é um dos esportes com mais praticantes no estado do Ceará, no que se diz respeito ao ambiente escolar. Porém, ainda existem metodologias tradicionalistas no processo de ensino-aprendizagem-treinamento. Este estudo tem como objetivo geral verificar o nível de entendimento de jogo no basquetebol de jovens de 12 a 16 anos. Os objetivos específicos do estudo foram: caracterizar os métodos de ensino-aprendizagem-treinamento, identificar o instrumento de avaliação de tomada de decisão no basquetebol utilizado no estudo e aplicar os testes para verificar o nível de tomada de decisão dos alunos no basquetebol. Este estudo é uma pesquisa de cunho transversal, foi utilizado na pesquisa como instrumento método GPAI (Game Performance Assessment Instrument), designado por Oslin, Mitchell e Griffin (1998). Este instrumento tem como função avaliar os comportamentos da performance no jogo. A amostra foi composta por 28 alunos do projeto de extensão Basquete Solidário, entre 12 e 16 anos de idade, situado no Instituto de Educação Física e Esportes, na Universidade Federal do Ceará. Os resultados obtidos foram que os alunos participantes da amostra, em sua maioria, possuem um conhecimento tático do basquetebol considerado bom para a faixa etária, de acordo com a classificação dos experts, obtendo, em sua maioria, bons resultados. Da amostra de 28 alunos, 10 obtiveram resultados fracos, 8 obtiveram resultados moderados e 10 obtiveram resultados efetivos, demonstrando que a amostra é bastante heterogênea, englobando desde alunos na fase anárquica, até alunos na fase elaborada do jogo. No que diz respeito a esta diversidade de níveis de jogo, é o fato de que alguns destes indivíduos já possuíam experiências anteriores com o basquetebol, principalmente no ambiente escolar, podendo, assim, ter uma noção técnico/tática mais desenvolvida do que outros que estavam iniciando no esporte, corroborando com o estudo de alguns autores, onde falam que as vivências nos esportes coletivos tendem a aumentar a seleção da resposta, as tomadas de decisões e o conhecimento tático. Através desse estudo é possível utilizar outras abordagens para o ensino do basquetebol, deixando de lado os métodos tradicionais e partindo para os métodos alternativos, com base em jogos condicionados, aumentando assim o conhecimento técnico/tático dos alunos. O instrumento GPAI deve ser utilizado para avaliar a performance de jogo dos praticantes para que sejam selecionadas as melhores estratégias de ensino para o grupo ou equipe a ser treinada. Novos estudos devem ser realizados a partir deste, principalmente no estado do Ceará, para que o basquetebol possa se desenvolver cada vez mais, tanto no ambiente escolar quanto no ambiente de desempenho, para que se possa formar atletas e cidadãos através do esporte. |
Abstract: | Basketball is one of the sports with most practitioners in the state of Ceará, regarding to the school environment. However, there are still traditionalist methodologies in the process of teaching-learning-training. This study aims to verify the level of game understanding in basketball with youngsters between 12 and 16 years old. The specific objectives of this study were: characterize the teaching-learning-training methods, to identify the decision-making evaluation instrument used in this study and to apply the tests to verify the students’ decision-making level in basketball. This study is a cross-sectional research, it was used in this research as an instrument the GPAI (Game Performance Assessment Instrument) method, designed by Oslin, Mitchell and Griffin (1998). This method has as function to evaluate the behaviors of game performance. The sample was composed by 28 students between 12 and 16 years old of the extension project named Solidary Basketball, placed on the Instituto de Educação Física e Esportes, at Federal University of Ceará (UFC). The results were that the most of the students have a tactical knowledge of basketball considered good for the age group, according to the classification of the experts, getting, mostly of them, good results. From the sample of 28 students, 10 of them have got weak results, 8 of them have got moderate results and 10 of them have got effective results, showing that the sample is very miscellaneous, encompassing students at the anarchic phase, to the students at the elaborated phase of the game. Regarding this diversity of game levels, it’s the fact of some of them have got previous experience with the basketball, mainly at the school environment, so they have a more developed technical/tactical notion than the others which were starting at the sport, corroborating with the study of some authors, where they speak that the experiences at the collective sports tend to increase the selection of the answer, the decision-makings and the tactical knowledge. Through this study, it’s possible to use other approaches to the teaching of basketball, leaving behind the traditional methods and going to the alternative methods, based on conditioned games, increasing the students’ technical/tactical knowledge. The GPAI method must be used to measure the level of the students’ game knowledge, so it’s possible to choose the best teaching strategies to the group or the team to be trained. New studies must be realized from this, above all in the state of Ceará, for basketball to develop even more, both in the school environment and in the performance environment, so it’s possible to form athletes and citizens through sport. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36247 |
Appears in Collections: | EDUCAÇÃO FÍSICA - LICENCIATURA - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2017_tcc_inbraga.pdf | 899 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.