Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/36226
Tipo: | TCC |
Título : | Proposição de brincadeiras de judô para o ensino infantil |
Autor : | Sampaio, Ângelo Antonio Gadelha |
Tutor: | Silva, Luciana Maria Fernandes |
Palabras clave : | Judô;Educação Física Infantil;Judô Infantil;Jogos de Oposição;Educação Física |
Fecha de publicación : | 2017 |
Citación : | SAMPAIO, Ângelo Antonio Gadelha. Proposição de brincadeiras de judô para o ensino infantil. 2017. 47 f. Monografia (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2017. |
Resumen en portugués brasileño: | O objetivo deste estudo de revisão bibliográfica, por meio de consultas em artigos em periódicos científicos, livros, teses, dissertações e resumos em congressos, foi de propor brincadeiras de Judô para o Ensino Infantil, pesquisando acerca do Judô, relacionando-o com a Educação Física Infantil, e descrevendo possibilidades de intervenções didático-pedagógicas de Judô nessa fase. Com base na correlação das informações obtidas, é possível afirmar que o Judô seja aplicado no contexto da Educação Física Infantil, por meio de brincadeiras e jogos, uma vez que essa luta proporciona às crianças a abordagem das três dimensões de conteúdo: conceituais, procedimentais e atitudinais; além do mais, propicia também um treinamento e fortalecimento físico no âmbito motor, desenvolvimento cognitivo, na aquisição de novos conhecimentos, e potencializa a afetividade das crianças, por meio das aulas em grupo, e a socialização entre elas. Concluímos que essa prática corporal gera benefícios no desenvolvimento integral das crianças, e que por meio de brincadeiras de Judô, essa luta pode sim ser aplicada na Educação Física Infantil. |
Abstract: | The purpose of this study of bibliographical review, through consultations in articles in scientific journals, books, theses, dissertations and abstracts in congresses, was to propose joking jokes for Children's Education, researching about Judo, relating it to Education Infantile Physics, and describing possibilities of didactic-pedagogical interventions of Judo in this phase. Based on the correlation of the information obtained, it is possible to affirm that Judo is applied in the context of Physical Education for Children, through games and games, since this struggle gives the children the approach of three dimensions of content: conceptual, procedural and Attitudinal; In addition, it also provides training and physical strengthening in the motor field, cognitive development, in the acquisition of new knowledge, and enhances the affectivity of the children, through the group classes, and the socialization between them. We conclude that this corporal practice generates benefits in the integral development of the children, and that through judo jokes, this fight can be applied in Physical Education for Children. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36226 |
Aparece en las colecciones: | EDUCAÇÃO FÍSICA - LICENCIATURA - Monografias |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2017_tcc_aagsampaio.pdf | 1,76 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.