Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/36136
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorTorres, Antonia Lis de Maria Martins-
dc.contributor.authorXavier, Daniele de Oliveira-
dc.date.accessioned2018-10-02T16:47:54Z-
dc.date.available2018-10-02T16:47:54Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationXAVIER, Daniele de Oliveira. A proposta de EAD do Laboratório Multimeios a partir da experiência do curso "Introdução ao pensamento de João dos Santos: estudo sobre a pedagogia terapêutica". 55f. 2017 - TCC (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia, Fortaleza (CE), 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36136-
dc.description.abstractThe following research work aimed to recognize as methodologies and concepts adopted by the Open University of Brazil - UAB and Multimeios Research Laboratory, identifying how these interferences in the training and performance of professionals working with Distance Education. In this way, we investigate and discuss the factors that directly interfere in the performance of these professionals, such as: reporting a historical context about a Distance Education, and subsequently recognizing and analyzing how concepts and methodologies adopted by the UAB and the Multimeios Research Laboratory for the Distance Learning and finally report an experience in the Distance Course "Introduction to the Thought of João dos Santos". To do so, we searched for readings of influential authors in the area to give subsidies to our studies, to more coherent concepts of topics related to Distance Education and a Teaching Position in this context, seeking to identify a better way of teaching. We believe that these studies are relevant to recognize as difficulties encountered by teachers who work in this Extension Course without experience and have come across different concepts and methodologies. Thus, we simulate identifying their difficulties as well as identify training proposals that facilitate this process. To conclude, we understand that the studies have been used as reference for the training of professionals who work in the modality of distance learning.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEducação a Distânciapt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectSequência Fedathipt_BR
dc.subjectDistance Educationpt_BR
dc.subjectTeacher Trainingpt_BR
dc.titleA proposta de EAD do Laboratório Multimeios a partir da experiência do curso "Introdução ao pensamento de João dos Santos: estudo sobre a pedagogia terapêutica"pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.co-advisorBorges Neto, Hermínio-
dc.description.abstract-ptbrO trabalho objetivou reconhecer as metodologias e concepções adotadas pela Universidade Aberta do Brasil – UAB e o Laboratório de Pesquisa Multimeios, identificando como essas atividades interferem na formação e atuação de profissionais que trabalham com a Educação a Distância. Desta forma, pesquisamos e discutimos sobre alguns aspectos relevantes que interferem diretamente na atuação destes profissionais, tais como: Relatar um contexto histórico sobre a Educação a Distância, e posteriormente reconhecer e analisar as concepções e metodologias adotadas pela UAB e o Laboratório de Pesquisa Multimeios para o Ensino a Distância e por fim relatar a experiência no curso a Distância “Introdução Ao Pensamento De João Dos Santos: Estudo Sobre A Pedagogia Terapêutica”. A pesquisa é de caráter qualitativo e para tanto, buscamos leituras de autores influentes na área para dar subsídios aos nossos estudos, para conceituarmos de forma mais consistente teorias referentes à Educação a Distância e a Postura Docente neste contexto, buscando identificar a melhor forma de ensino, dentre eles: Borges Neto (2009), Lévy (1999), Araújo (2015), Maggio Soares (2001), Young (2008). E buscamos analisar o ambiente em que ocorrem as atividades a distância. Acreditamos que esses estudos são relevantes para reconhecer as dificuldades encontradas por docentes que atuaram em Cursos a Distância sem ter experiência e se depararam com concepções e metodologias diferentes das que eles já conheciam. Assim, pretendemos identificar suas dificuldades bem como identificar propostas de formações que facilitem esse processo. Para concluir, entendemos que estudos dessa natureza servem como referência para formação de profissionais que atuarão nesta modalidade de ensino a distância.pt_BR
Aparece nas coleções:PEDAGOGIA - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2007_tcc_doxavier.pdf1,73 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.