Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/36130
Type: | TCC |
Title: | A capoeira na escola uma experiência registrada em documentário |
Authors: | Ferreira Neto, José Olímpio |
Advisor: | Cortonesi, Leandro Masuda |
Keywords: | Capoeira;Educação;Documentário |
Issue Date: | 2018 |
Citation: | FERREIRA NETO, José Olímpio. A capoeira na escola uma experiência registrada em documentário. 2018. 41 f. Monografia (Graduação em Educação física) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Esse é um relato da produção de um vídeo documentário intitulado “A Capoeira na Escola”, onde foi apresentado um projeto de mesmo nome a partir de um breve relato dos participantes e pessoas da comunidade. Tenta-se mostrar a partir das falas apresentadas, como essa arte é vista pela comunidade escolar e como ela é trabalhada dentro desse contexto. A ideia surgiu da vontade de contribuir com uma experiência que possa ajudar a pensar novas práticas dentro da escola. A Capoeira é uma manifestação cultural brasileira que resistiu a várias formas de opressão à cultura afrodescendente na história do Brasil. Está presente não só nas periferias das grandes cidades, mas também em grandes centros urbanos espalhados pelo mundo assumindo status educacional, formal ou não formal, e a escola é um de seus cenários de atuação. Vários são os trabalhos que abordam a relação entre Capoeira e Educação, sendo reconhecida de diversas formas pela sociedade. Em 2008, a Roda de Capoeira e o Ofício do Mestre foram registrados como Patrimônio Imaterial pelo IPHAN. Em 2014, a Roda de Capoeira foi reconhecida pela UNESCO como Patrimônio Cultural da Humanidade, chamando atenção da sociedade para o registro de sua história. Pensa-se que esse trabalho está contribuindo para despertar possibilidades do uso pedagógico dessa prática cultural dentro do contexto escolar. Dessa forma, decidiu-se pela produção de um documentário que narrasse essa experiência. A produção foi orientada pelo referencial teórico que ajudou na reflexão da experiência compartilhada nas imagens e sons. |
Abstract: | This work is a report on the production of the documentary "A Capoeira na Escola". The video presented a project of the same name based on the experience of participants and people from the school community. It showed in the work the vision of the community about this art in the school context and how the work is developed. The idea was born with the desire to contribute with an experience that can help to think about new practices within the school. Capoeira is a Brazilian cultural manifestation that has resisted various forms of oppression against Afrodescendant culture in the history of Brazil. It is present not only in the outskirts of large cities, but also in large urban centers around the world assuming educational status, formal or non-formal, school is one of its working scenarios. There are several works that address the relationship between Capoeira and Education, being recognized in various ways by society. In 2008, the Roda de Capoeira and the Ofício dos Mestres were registered as Intangible Heritage by IPHAN. In 2014, the Roda de Capoeira was recognized by UNESCO as a World Cultural Heritage, calling society's attention to the record of its history. It is thought that this work offers suggestions of possibilities of the pedagogical use of this cultural practice in the school. In this way, it was decided to produce a documentary to narrate this experience. The production was guided by the theoretical reference that helped in the reflection of the shared experience in the images and sounds. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36130 |
Appears in Collections: | EDUCAÇÃO FÍSICA - LICENCIATURA - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2018_tcc_joferreiraneto.pdf | 1,13 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.