Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/3612
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMacedo, Ana Cristina Pelosi Silva de-
dc.contributor.authorBarreto, Dulcilene Rodrigues da Silva-
dc.date.accessioned2012-08-03T16:34:47Z-
dc.date.available2012-08-03T16:34:47Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.citationBarreto, D. R. S.; Macedo, A. C. P. S. (2011)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3612-
dc.descriptionBARRETO, Dulcilene Rodrigues da Silva. A conceitualização de educação à luz da teoria dos modelos cognitivos idealizados: percorrendo veredas entre mente e linguagem dos alunos da educação básica. 2011. 142f. Dissertação (Mestrado em Linguistica) – Universidade Federal do Ceará, Departamento de Letras Vernaculas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Fortaleza-CE, 2011.pt_BR
dc.description.abstractThis research aimed to analyze, through the structured principals of Idealized Cognitive Models Theory (LAKOFF, 1987), embodied, socio cognitive situated meanings attributed to the concept of EDUCATION by thirty-three final year high school students of a government school in Fortaleza, Ceara, Brazil, who participated of the research as unpaid volunteers. In order to achieve the mentioned aim, it was analyzed the responses provided by the students in answering two tasks – a questionnaire and a writing task aimed at eliciting data which allowed to explore the category prototypical nature and its metaphoric and metonymic extensions. The methodological approach follows the principals proposed by lakofian Cognitive Semantics which posits that people concepts are not arbitrary but emerge from the nature of their bodies in dynamic interactions with the ecological and social cultural world. The qualitative data analysis was supported by Lakoff’s (1987) Idealized Cognitive Models Theory (ICMT) and Lakoff and Johnson’s (1980/[2002]) Conceptual Metaphor Theory (CMT). The texts produced by the participants made possible the analysis of the ORIGIN – TRAJECTORY – TARGET and CONTAINER image schemas in the structuring of the EDUCATION concept, the most salient proposition models (frame and scripts) to represent the school routine and the EDUCATION metaphors. The data gathered were organized in table and graphs in order to allow for comparisons between semantically close expressions and the distribution of the analyses about the EDUCATION concept structuring cognitive models. Such organization has also facilitated the metaphoric projections and their entailments. The most relevant metaphors were EDUCATION IS AN ACQUIRED, VALUABLE ASSET and EDUCATION IS A JOURNEY. The results obtained have also allowed to propose a radial category for the concept of EDUCATION as it emerges from embodied social culturally beliefs and values shared by the participants.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherhttp://www.teses.ufc.brpt_BR
dc.subjectSemântica Cognitivapt_BR
dc.subjectTeoria dos Modelos Cognitivos idealizadospt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectSemânticapt_BR
dc.subjectGrámatica cognitivapt_BR
dc.subjectLinguística Aplicadapt_BR
dc.subjectCognitive semanticspt_BR
dc.subjectIdealized cognitive modelspt_BR
dc.subjectEducacionpt_BR
dc.titleA conceitualização de educação à luz da Teoria dos Modelos Cognitivos Idealizados: percorrendo veredas entre mente e linguagem dos alunos da Educação Básica.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEsta pesquisa objetivou analisar, por meio dos princípios estruturadores dos Modelos Cognitivos Idealizados(LAKOFF, 1987), os significados sociocognitivamente situados atribuídos ao conceito de EDUCAÇÃO por trinta e três alunos concludentes do Ensino Médio de uma escola pública em Fortaleza, Ceará, Brasil,que participaram da pesquisa como voluntários não remunerados. Para se atingir o objetivo proposto, foram analisadas as respostas fornecidas pelos alunos em duas tarefas - um questionário e uma atividade escrita destinadas a obter dados que permitiram explorar a natureza prototípica da categoria e suas extensões metafóricas e metonímicas. A abordagem metodológica segue os princípios propostos pela Semântica Cognitiva de Lakoff que postula que os conceitos das pessoas não são arbitrários, mas emergem da natureza de seus corpos em interações dinâmicas com o mundo ecológico e sociocultural.A análise de dados qualitativos apoiou-sena Teoria dos Modelos Cognitivos Idealizados (TMCI), de George Lakoff (1987) e na Teoria da Metáfora Conceitual (CMT), de Lakoff e Johnson (1980/[2002]). Os textos produzidos pelos participantes tornaram possível a análise os modelos de esquemas de imagem ORIGEM-PERCURSO-META E CONTEINER na estruturação do conceito EDUCAÇÃO, os modelos proposicionais frames e scripts que se sobressaíram para representar o cotidiano escolar e as metáforas sobre EDUCAÇÃO.Os dados colhidos foram organizados em tabelas e gráficos de modo a permitir o estabelecimento de comparações entre as expressões semanticamente afins coletadas nos questionários e a distribuição das análises sobre os modelos cognitivos estruturantes. Essa organização também facilitou as análises de projeções metafóricas e seus acarretamentos. As mais relevantes metáforas foram EDUCAÇÃO É BEM ADQUIRIDO, VALIOSO e EDUCAÇÃO É VIAGEM.Os resultados obtidos também permitiram propor uma categoria radial para o conceito de EDUCAÇÃO no modo como ele emerge das crenças social e culturalmente consagradas e dos valores compartilhados pelos participantes.pt_BR
dc.title.enConceptualization of education and theory of idealized cognitive models: walking paths between mind and language of students of basic school.pt_BR
Aparece nas coleções:PPGL - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_dis_dbarreto.pdf24,22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.