Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/36115
Type: TCC
Title: Educação física no ensino médio: percepção dos alunos dos semestres iniciais do Curso de Educação Física do IEFES-UFC
Authors: Ferreira, Stephanie Chrys Araújo
Advisor: Almeida, Marcos Teodorico Pinheiro de
Keywords: Educação Física;Ensino médio;Licenciatura;Bacharelado
Issue Date: 2016
Citation: FERREIRA, Stephanie Chrys Araújo. Educação física no ensino médio: percepção dos alunos dos semestres iniciais do curso de educação física do IEFES-UFC. 2016. 54 f. Monografia (Graduação em Educação física)-Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2016.
Abstract in Brazilian Portuguese: O referido estudo teve como foco explorar e descrever a percepção dos estudante de Educação Física do IEFES-UFC sobre a Educação Física no Ensino Médio. De acordo com diferentes estudos e na minha prática docente foi observado algumas dificuldades que esse nível de ensino apresenta com relação a desmotivação dos alunos e profissional, dentre outros aspectos muito particulares do Ensino Médio. A pesquisa teve como objetivos: a) verificar a importância da Educação Física na Escola com os estudantes do 1º e 2º semestres do IEFES-UFC; b) constatar se as aulas de Educação Física no Ensino Médio influenciaram esses estudantes em sua escolha profissional; c) saber desses futuros professores quais conteúdos estes julgam importantes para compor as aulas de Educação Física no Ensino Médio. A investigação foi um estudo exploratório onde utilizamos o método indutivo como recurso metodológico. Para coleta de dados foi aplicado questionário composto por sete questões distribuídas entre questões abertas e fechadas, além de múltipla escolha. Os sujeitos participantes do estudo foram alunos do 1º e 2º semestres da modalidade licenciatura e bacharelato do curso de Educação Física do IEFES-UFC. Resultados significativos do estudo foram: 51,4% afirmaram que a disciplina Educação Física na escola é importante na prática de atividades físicas. 25% dos entrevistados concordam que as atividades físicas são relevantes para uma vida saudável e 30% consideram ela um estimulo ao bem estar físico, social e psicológico. 64% dos entrevistados sofreram influência das aulas de Educação Física na sua escolha profissional. Como conteúdo, o mais indicado foi “esporte” que obteve 64% das respostas. Outros conteúdos também foram considerados, como: a preocupação com as "condutas morais e éticas" e as "diversas manifestações culturais" ambas com 14%. As "relações sociais propiciadas pelas práticas corporais" ficaram com 16%.
Abstract: The study focused on exploring and describing the perception of student Physical Education IEFES-UFC on physical education in high school. According to different studies and in my teaching practice it went observed some difficulties that this level of education has in relation to lack of motivation among students and professional, among other very particular aspects of high school. The research aimed to: a) verify the importance of physical education at school with students of 1st and 2nd semesters of IEFES-UFC; b) see if the physical education classes in high school influenced these students in their career choice; c) know these future teachers what content they deem important to compose the physical education classes in high school. The research was an exploratory study in which we use the inductive method as a methodological resource. For data collections was used questionnaire with seven questions distributed between open and closed questions, as well as multiple choice. The participants in the study were students of the 1st and 2nd semesters mode degree and bachelor's course IEFES-UFC Physical Education. Significant results of the study were 51.4% said that physical education subject in school is important in physical activity. 25% of respondents agree that physical activity are important for a healthy life and 30% consider it a stimulus to good physical, social and psychological. 64% of respondents went influenced by physical education classes in their professional choice. As content, the best was "sport" which obtained 64% of the responses. Other content were also considered, such as the concern about "moral and ethical conduct" and "various cultural events" both with 14%. "Social relations afforded by the body practices" were left with 16%
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36115
Appears in Collections:EDUCAÇÃO FÍSICA - LICENCIATURA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016_tcc_scaferreira.pdf1,54 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.