Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/36087
Tipo: | TCC |
Título: | Treinamento funcional como proposta de conteúdo nas aulas de educação física para o ensino médio |
Autor(es): | Castro, Maria Juliene Aquino |
Orientador: | Soares, Edson Silva |
Palavras-chave: | Educação física escolar;Ensino médio;Treinamento funcional;Saúde |
Data do documento: | 2016 |
Citação: | CASTRO, Maria Juliene Aquino. Treinamento funcional como proposta de conteúdo nas aulas de educação física para o ensino médio. 2016. 57 f. Monografia (Graduação em Educação física) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2016. |
Resumo: | A Educação física é uma disciplina curricular obrigatória que tem como objetivo a formação global do aluno, tendo como finalidade o desenvovimento do cidadão capaz de usufruir, produzir e reproduzir as formas culturais das atividades corporais do movimento. Conforme apontam os PCN´S, documento norteador para a prática pedagógica do docente, há vários conteúdos a serem trabalhados ao longo do ensino básico, conforme as necessidades específicas de cada nível de ensino. Porém, na prática muitas escolas apresentam certa limitação nos conteúdos aplicados, especialmente no ensino médio, e isso tende a deixar lacunas no processo de ensino aprendizagem em que o discente acaba não conseguindo perceber a disciplina de Educação Física como importante em sua formação, não se sentindo motivado e tampouco interessado, uma vez que são abordados sempre as mesmas coisas, sem estratégias que os levem a compreenderem as dimensões que os conteúdos trazem para além do ambiente escolar. Sendo assim, o presente trabalho buscou desenvolver o interesse dos alunos pelas aulas de Educação Física, bem como a compreensão do conteúdo para além do ambiente escolar usando o treinamento funcional para discutir a temática saúde, tanto em sua dimensão teórica como prática, através de duas aulas teórico-prático seguido de um questionário. Este estudo é de intervenção com proposta de avaliação quantitativa e qualitativa. Participaram das aulas uma turma de 20 alunos, do segundo ano do ensino médio, de uma escola pública de Fortaleza-CE. Foi apontado no estudo um maior interesse dos alunos pelas aulas de Educação Física, tanto teórica como prática, além destes terem mostrado compreensão acerca do conteúdo, conseguindo fazer correlações com tarefas além da sala de aula, tendo em vista que a abordagem foi dinâmica e diferenciada propiciando maior fascínio. Concluindo que, mesmo que ao longo dos três anos de ensino médio muitas temáticas se repetirem, é possível despertar o interesse dos alunos por essas mesmas temáticas, por meio de estratégias que dinamizem e tornem a aula inovadora, mantendo teoria e prática atrativas e coerentes |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36087 |
Aparece nas coleções: | EDUCAÇÃO FÍSICA - LICENCIATURA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_tcc_mjacastro.pdf | 445,29 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.