Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/35959
Tipo: Capítulo de Livro
Título: O percurso do prestígio de José de Alencar e sua consagração com Iracema
Autor(es): Bezerra, Valéria Cristina
Palavras-chave: José de Alencar;Iracema;Escritor;Prestígio
Data do documento: 2015
Instituição/Editor/Publicador: Edições UFC
Citação: BEZERRA, Valéria Cristina. O percurso do prestígio de José de Alencar e sua consagração com Iracema. In: PELOGGIO, Marcelo; VASCONCELOS, Arlene Fernandes; BEZERRA, Valéria Cristina (orgs). José de Alencar: Século XXI. Fortaleza: Edições UFC, 2015. p. 287-305.
Resumo: Um estudante ou curioso da literatura brasileira que hoje folheie uma história literária ou um livro didático certamente encontrará algumas páginas sobre José de Alenear e muitas referências ao seu nome. Ao ler a apreciação oferecida por esses materiais acerca do escritor, geralmente apresentado de forma sistemática e linear, talvez não se pergunte se a posição que Alencar ocupa na literatura foi historicamente sempre a mesma, partilhando da crença de que o romancista esteve continuamente "em lugar de centro, pela natureza e extensão da obra que produziu'", âo quero com isso discordar da posição central em que Alencar chegou a figurar ao longo de sua atuação, mas ela foi resultado de muitas tensões, embates e incertezas, num período em que a literatura brasileira era ainda um anseio dos homens de letras e precisava de muitas novas composições para que viesse a ter dimensão e a conquistar o reconhecimento de sua autonomia. A "natureza" da obra de Alencar estava em construção e a sua "extensão" só viria a se concretizar ao final de sua vida. [...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/35959
ISBN: 978 85 7282 679 2
Aparece nas coleções:DLIT - Capítulos de livro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_capliv_vcbezerra.pdf7,84 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.