Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/35877
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorViana Júnior, Gerardo Silveira-
dc.contributor.authorAbreu, Yure Pereira de-
dc.date.accessioned2018-09-24T19:00:59Z-
dc.date.available2018-09-24T19:00:59Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationAbreu, Y. P.; Viana Júnior, G. S. (2018)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/35877-
dc.descriptionABREU, Yure Pereira de. Habitus e formação musical de adolescentes: um estudo com estudantes da escola pública - UFC. 2018. 124f. - Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2018.pt_BR
dc.description.abstractThis work is the result of a qualitative research whose general objective was to understand the influence of Musical Habitus, constituted and incorporated, in the musical formation of high school first year teenage students in a school from Fortaleza/CE. Although music is a compulsory curricular content of the Arts curriculum component, according to Law 13.278/2016, in practice many teenagers still do not have access to musical knowledge in a formal way, through the school curriculum, since the law is not yet properly complied with. Thus, it is necessary to analyze the life trajectories and musical formation of these young people, since understanding this formative process implies, in a way, to understand their musical culture. As a theoretical contribution, the concepts of Habitus, Fields and Capitals of Pierre Bourdieu's Praxiology (2011), Bourdieu and Passeron's School System Reproduction theory (2014), Edgar Morin's Mass Culture (2011) and the Cultural Industry of Adorno and Horkheimer (1985) were used: to understand the influence of Musical Habitus, constituted and incorporated, in the musical formation of first year high school teenage students of a school from Fortaleza/CE; to characterize the Musical Habitus, constituted and incorporated, of these teenagers; to understand the influence of family, school and the cultural industry on the choices and accumulations of social and cultural capitals for the formation of musical taste; and finally to understand how the Musical Habitus influences on the musical formation of these teenagers. This research is descriptive and it used the Multiple Case Study as research strategy, having as its instrument of data collection: the daily observation of a group of public school students in Fortaleza-CE, the use of questionnaires and the semi-structured interviews. As a result, it was possible to perceive that the few experiences in music using the formal curriculum in the public school were a preponderant factor so that media, social projects, ONGs, churches and families gained a greater importance in this formation process. Thus these bodies assume the role of capital exchange agencies, influencing in a decisive way the musical formation of these teenagers.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectHabitus musicalpt_BR
dc.subjectCapitais Sociais e Culturaispt_BR
dc.subjectIndústria culturalpt_BR
dc.subjectCultura de massaspt_BR
dc.titleHabitus e formação musical de adolescentes: um estudo com estudantes da escola públicapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEsse trabalho é o resultado de uma pesquisa de natureza qualitativa que teve como objetivo geral compreender as influências do Habitus Musical, constituído e incorporado, na formação musical de adolescentes estudantes do primeiro ano do ensino médio de uma escola em Fortaleza/CE. Apesar da música ser conteúdo curricular obrigatório do componente curricular Artes, de acordo com a Lei 13.278/2016, na prática muitos adolescentes ainda não tem acesso ao conhecimento musical de maneira formal, através do currículo escolar, visto que a lei ainda não é adequadamente cumprida. Assim, é necessário analisar as trajetórias de vida e formação musical desses jovens, uma vez que entender esse processo formativo implica, de certa maneira, em compreender a cultura musical deles. Como aporte teórico, empregaram-se nesse trabalho os conceitos de Habitus, Campos e Capitais da Praxiologia de Pierre Bourdieu (2011), a teoria da Reprodução do Sistema Escolar de Bourdieu e Passeron (2014), da Cultura de Massas de Edgar Morin (2011) e da Indústria Cultural de Adorno e Horkheimer (1985) na busca de compreender as influências do Habitus Musical, constituído e incorporado, na formação musical de adolescentes estudantes do primeiro ano do ensino médio de uma escola em Fortaleza/CE; de caracterizar o Habitus Musical, constituído e incorporado, desses adolescentes; de compreender as influências da Família, da Escola e da Indústria Cultural nas escolhas e nos acúmulos dos capitais sociais e culturais para a formação do gosto musical; e, por fim, compreender como o Habitus Musical influencia na formação musical destes adolescentes. Essa investigação possui caráter descritivo e utilizou como estratégia de pesquisa o Estudo de Casos Múltiplos, tendo como instrumento de coleta de dados a observação do cotidiano de uma turma de estudantes de uma escola pública em Fortaleza-CE, a aplicação de questionários e a realização de entrevistas semi-estruturadas. Como resultado, foi possível perceber que as poucas vivências em música, através do currículo formal, dentro da escola foi um fator preponderante para que as mídias, projetos sociais, ONG, igrejas e as famílias ganhassem uma maior importância nesse processo de formação. Desta maneira, essas instâncias assumem o papel de agências de câmbio de capitais, influenciando de forma decisiva a formação musical desses adolescentes.pt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_dis_ypabreu.pdf1,19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.