Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/35864
Tipo: Dissertação
Título : Dr. Fisistein: um blog para o ensino e a aprendizagem de Física
Autor : Oliveira, Felipe de Souza
Tutor: Gonçalves, José Ramos
Palabras clave : Ensino de Física;Tecnologia e educação;Simulação por computador;Aprendizagem;Physics teaching;Technology and education
Fecha de publicación : 2018
Citación : OLIVEIRA, F. S. Dr. Fisistein: um blog para o ensino e a aprendizagem de Física. 2018. 106 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018.
Resumen en portugués brasileño: Diante da problemática e dos resultados do processo de ensino e aprendizagem de Física no ensino fundamental e médio brasileiro, as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) apresentam-se como alternativa importante e indispensável às práticas atuais de ensino desta disciplina. São vários os recursos digitais facilitadores da compreensão dos problemas e fenômenos naturais, tais como textos, imagens, animações, simulações etc., incorporados em muitos softwares, aplicativos de smartphones e páginas especializadas na internet já existentes. Nesse trabalho, é apresentado um produto educacional chamado Dr. Fisistein, que consiste num ambiente virtual de aprendizagem e que aborda diversas situações-problemas cotidianas, relacionadas aos conteúdos curriculares de Física, com o intuito de auxiliar estudantes e professores na compreensão dos conteúdos. Com o objetivo de analisar as possibilidades de aprendizagem, o Dr. Fisistein foi aplicado nas aulas de Física de algumas turmas da escola pública do estado do Ceará, a EEFM Sales Campos, e apresentou resultados bastante positivos e significativos para a realização de reflexões e considerações sobre o assunto, obtendo a aprovação dos alunos em relação a sua utilização nas aulas.
Abstract: Facing the problems and the results of the teaching and learning process of Physics in Primary and Secondary Education, such as Digital Information and Communication Technologies (DICTs), are considered important and indispensable alternatives for the teaching of Physics. The various media features are problem solving and natural contexts such as texts, images, animations, simulations, etc., embedded in many existing software, smartphone applications and internet files. This work is being printed in a sample of a doctor called Dr. Fisistein, which consists of a virtual learning environment and that addresses the various situations-everyday problems related to the curricular contents of Physics, with the purpose of helping students and teachers. With the objective of analyzing how the learning possibilities, Dr. Fisistein was hired in the physics classes of some classes of the public school of the state of Ceará, and is very sensitive for the realization of reflections and considerations about the Object, getting the attention of children in relation to their use in class.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/35864
Aparece en las colecciones: MNPEF - Dissertações defendidas na UFC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2018_dis_fsoliveira.pdf2,64 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.