Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/35857
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorZylberberg, Tatiana Passos-
dc.contributor.authorOliveira, André Luiz Cyrino-
dc.date.accessioned2018-09-24T13:59:56Z-
dc.date.available2018-09-24T13:59:56Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, André Luiz Cyrino. Espaço, escola, educação física e ensino médio: um caminhar sistêmico. 2014. 118 f. Monografia (Graduação em Educação Física)-Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/35857-
dc.description.abstractThis paper deals with a theoretical/literature survey on the space, the school and physical education at school stage of secondary education. This procedure was done in light of systems theory, by Capra (2006); we sought to interconnect the concepts developed in order to realize and establish relations, communications and interactions. On the concept of space, connected dimensions were studied Geography, Architecture, Sociology, History, the Law, Psychology, Philosophy, Biology and Anthropology. As stated in Capra, if we interpret the areas of isolation, we lost the systemic features that aim. Therefore, the preponderance of analysis is the interdependence of any party to other. Regarding education, the article search the same look systemic, focusing on the history, society and other determinants of educational processes in the human journey by land, with particular emphasis on the high school stage. About this phase of education, conditions and other factors that influence the public in that particular stage of formal education were studied. Finally, all these systems of systems interrelate with the systems in the area of Physical Education. We seek common interfaces, while maintaining the systemic, procedural and dynamic look. We sought for specifics thematic in Physical Education, as sport, establishing relationships with space, with school and middle school. By way of a closing, we aimed to reflect about the whole article, with the purpose to identify some key point; also conceived from a systemic point of view, an understanding of the relentless nature of this movement in life, making, in fact, a comprehension that nothing is over: everything is always on a journeypt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEspaçopt_BR
dc.subjectEducação Físicapt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectEnsino Médiopt_BR
dc.subjectTeoria sistêmicapt_BR
dc.titleEspaço, escola, educação física e ensino médio: um caminhar sistêmicopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente trabalho trata de um levantamento teórico/bibliográfico sobre o espaço, a escola, a educação física e o ensino médio. Tal procedimento foi feito à luz da teoria sistêmica de Capra (2006); buscou-se interconectar os conceitos trabalhados com vistas a perceber e estabelecer relações, comunicações, interações. Sobre o conceito de espaço, foram estudadas dimensões ligadas a Geografia, a Arquitetura, a Sociologia, a História, ao Direito, a Psicologia, a Filosofia, a Biologia e a Antropologia. Como nos afirma Capra, se interpretarmos as áreas de forma isolada, perdemos as características sistêmicas que objetivamos. Por esse motivo, a preponderância de análise está no caráter interdependente de toda e qualquer parte para com as outras. No que tange à educação, o trabalho busca o mesmo olhar sistêmico, atentando para a história, para a sociedade e outros determinantes dos processos educativos na jornada humana pela Terra, dando ênfase especial à fase do ensino médio. Sobre essa fase de ensino, foram estudadas as condições e diversos fatores que influenciam o público desse estágio específico da educação formal. Por fim, todos esses sistemas de sistemas se inter-relacionam com os sistemas da área de Educação Física. Buscamos interfaces comuns, sempre mantendo o olhar sistêmico, processual e dinâmico. Buscou-se que temáticas específicas da Educação Física, como o esporte, estabelecessem relações com o espaço, com a escola e com o ensino médio. Á guisa de um fechamento, objetivou-se refletir sobre o que foi trabalhado com vistas a identificar algumas ideias essenciais. Concebeu-se também, de um ponto de vista sistêmico, um entendimento sobre a natureza incessante de movimento presente na vida, fazendo com que, na verdade, se perceba que nada acabou: tudo está sempre em jornada.pt_BR
Aparece nas coleções:EDUCAÇÃO FÍSICA - LICENCIATURA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_tcc_alcoliveira.pdf1,23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.