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dc.contributor.advisorJaques Luis Casagrande-
dc.contributor.authorTeles Filho, José Airton-
dc.date.accessioned2018-09-24T13:43:42Z-
dc.date.available2018-09-24T13:43:42Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.citationTELES FILHO, José Airton A viabilidade da utilização da metodologia crítico – emancipatória em aulas de educação física em escolas públicas de fortaleza. 2010. 39 f. Monografia (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2010.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/35853-
dc.description.abstractThe current moment of national physical education into question the work of teachers in the school context in relation to the approaches used to develop sports in their daily teaching. With that in recent years, we realize the growing concern of many professionals to discuss and put forward proposals that will enable changes in the table is the Physical Education of our country. In this perspective, this work consisted of researching and discussing the possibility of using the Critical approach - Emancipation in physical education classes. The objective of this research was to analyze the pedagogical practice of teachers investigated the approach Critical - Emancipation and compare if these teachers use in their teaching methodology recommended by the same knowledge. The theoretical basis was supported by Elenor Kunz creator of this theory, besides the philosophical precepts that constitute the design, such as the concepts of communicative rationality and enlightenment, both associated with the philosophers of the Frankfurt School called. Methodologically this study is characterized by adopting a comparative qualitative research. In summary, we observed that these teachers, despite claiming to know the theory part, do not use it voluntarily but compulsorily and without a proper understanding about it.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectTeoria Crítico – Emancipatóriapt_BR
dc.subjectEducação Física escolarpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleA viabilidade da utilização da metodologia crítico – emancipatória em aulas de educação física em escolas públicas de fortalezapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrO momento atual da Educação Física nacional coloca em xeque o trabalho do professor no contexto escolar em relação às abordagens utilizadas para o desenvolvimento do esporte no seu cotidiano pedagógico. Com isso, nos últimos anos, percebemos a crescente preocupação de muitos profissionais em discutir e lançar propostas que venham possibilitar mudanças no quadro que se encontra a Educação Física de nosso país. Nesta perspectiva, o presente trabalho consistiu em pesquisar e discutir sobre a possibilidade da utilização da abordagem Crítico – Emancipatória em aulas de Educação Física. O objetivo desta pesquisa foi analisar a prática pedagógica dos educadores investigados com a abordagem Crítico – Emancipatória e comparar se tais professores utilizam em sua metodologia de ensino conhecimentos preconizados pela mesma. O embasamento teórico se apoiou em Elenor Kunz criador desta teoria, além dos preceitos filosóficos que constituem a concepção, tais como os conceitos de esclarecimento e da racionalidade comunicativa, ambos associados aos filósofos da chamada Escola de Frankfurt. Metodologicamente este estudo se caracterizou por adotar uma pesquisa qualitativa comparativa. Em síntese, foi possível verificar que esses docentes, apesar de parcialmente afirmarem conhecer essa teoria, não a utilizam de forma voluntária e sim compulsoriamente e sem uma devida compreensão sobre a mesma.pt_BR
Aparece nas coleções:EDUCAÇÃO FÍSICA - LICENCIATURA - Monografias

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