Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/35815
Type: Dissertação
Title: Sociologia e cinema: uma análise da conformação dos gostos dos públicos do Cineteatro São Luiz e Cinema do Dragão
Authors: Neves, Fábio de Sousa
Advisor: Lima, Mariana Mont'Alverne Barreto
Keywords: Sociologia da cultura;Cinema;Consumo;Distinctions;Sociology of culture
Issue Date: 2018
Citation: NEVES, Fábio de Sousa. Sociologia e cinema: uma análise da conformação dos gostos dos públicos do cineteatro São Luiz e Cinema do Dragão. 2018. 106f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Sociologia, Fortaleza (CE), 2018.
Abstract in Brazilian Portuguese: A proposta de investigação desta pesquisa situa-se dentro da área da Sociologia da Cultura e consiste em analisar a conformação dos gostos existentes a partir do consumo cultural cinematográfico na cidade de Fortaleza, no Ceará, tendo como recorte empírico o público de dois espaços específicos: o Cineteatro São Luiz (com programação variada entre filmes consagrados pelo grande público a produções cults e alternativas) e o Cinema do Dragão (possuindo uma programação que foge ao cenário mainstream). São investigados os condicionantes sociais responsáveis pela construção do gosto e de preferências por determinadas produções fílmicas nos cinemas explicitados. Portanto, são traçados perfis gerais entre os públicos e suas práticas, mediante a utilização de questionários. Posteriormente, as entrevistas e as observações de campo in loco funcionaram como métodos complementares para a compreensão das diferenças entre os públicos. A partir disso, foram considerados alguns aspectos dos espectadores como faixas etárias, moradias e grau de instrução. No processo de compreensão desses públicos e dos cinemas elencados, analisou- se a crescente urbanização, a expansão das indústrias culturais e a formação e consolidação do cinema em Fortaleza. Esta consolidação encontra-se imersa nas consequências e transformações operadas na contemporaneidade. Assim, entender como as pessoas frequentadoras dos cines especificados desenvolvem seus gostos referentes ao cinema ajuda na compreensão de possíveis distinções entre os públicos, contribuindo, desse modo, para a o entendimento das práticas culturais vinculadas às salas de exibições de filmes em Fortaleza. Para tanto, a base teórica deste trabalho encontra na Sociologia da Cultura e nas análises sobre gosto e consumo sua orientação geral.
Abstract: The hereby research is located within the area of Sociology of Culture and consists of analyzing the development of the current tastes in the cinematographic consumption in the city of Fortaleza, Ceará, based on the audience of two venues, namely: Cineteatro São Luiz (which screens a wide range of movies, including productions acclaimed by the general audience and alternative ones) and Cinema do Dragão (which screens movies apart from the mainstream circuit). In this sense, social determinants responsible for the construction of tastes and preferences for certain film productions in the aforementioned movie theaters were examined. Therefore, general profiles are drawn between the audiences and their practices by the use of questionnaires. Subsequently, interviews and field observations on the spot served as complementary methods for understanding the differences between audiences. From this, some aspects of the viewers were taken into consideration, such as age groups, housing and educational level. The growing urbanization, the expansion of cultural industries and the formation and consolidation of movie theaters in Fortaleza were analyzed in the process of understanding these audiences and the aforementioned movie theaters. This consolidation is immersed in the consequences and transformations carried out in the contemporary world. Thus understanding how people attending the aforesaid venues develop their tastes regarding movies helps perceive possible distinctions among audiences, thereby contributing to the understanding of cultural practices related to movie theaters in Fortaleza. For this purpose, the theoretical basis of this work finds its general orientation in the Sociology of Culture and in the analyses on taste and consumption.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/35815
Appears in Collections:PPGS - Dissertações defendidas na UFC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2018_dis_fsneves.pdf2,44 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.