Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/35811
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorOliveira, Adailson Ramon Pinheiro de-
dc.contributor.authorFeitosa, José de Arimatéa-
dc.date.accessioned2018-09-20T14:21:53Z-
dc.date.available2018-09-20T14:21:53Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationFEITOSA, José de Arimatea. A importância dos jogos no processo de ensino-aprendizagem da matemática: uma estratégia possível. 2015. 41 f. Monografia (Graduação Matemática) - Instituto UFC Virtual, Universidade Federal do Ceará, Quixadá, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/35811-
dc.description.abstractThis paper presents a reflection on the importance of educational use of games in the development of competence of mathematical knowledge of students in today's schools. In the body of this discussion is possible to know some historical facts that demonstrate the concepts and importance of mathematics over the years and games as a teaching resource that facilitates their understanding. Thus the nature of this work is qualitative and methodologically bibliographic nature, using classical authors in search of historical and structural concepts of mathematics and games and other contemporary authors who translate into their writings elements of performance and everyday practice in the use of mathematical games in the process of teaching and learning. Finally, it is concluded that there is a school effort, especially of mathematics teachers to present content that discussions of this issue can be an instrument of analysis the usefulness of the Games and mathematics, so that this discipline is no longer feared among their "users", in contrast, is seen in a pleasant way and take both as students and especially for teachers.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectJogos no ensino de matemáticapt_BR
dc.subjectMatemática recreativapt_BR
dc.titleA importância dos jogos no processo de ensino-aprendizagem da matemática: uma estratégia possívelpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste trabalho apresenta uma reflexão acerca da importância da utilização pedagógica dos jogos no desenvolvimento da competência do conhecimento matemático do aluno na escola da atualidade. No corpo dessa discussão é possível conhecer alguns fatos históricos que evidenciam os conceitos e a importância da matemática ao longo dos anos e dos jogos como recurso didático que facilita a sua compreensão. Desse modo a natureza desse trabalho é qualitativa e metodologicamente de cunho bibliográfico, utilizando autores clássicos na busca dos conceitos históricos e estruturais da matemática e dos jogos e outros autores contemporâneos que traduzem em seus escritos elementos da atuação e da práxis cotidiana na utilização dos jogos matemáticos no processo de ensino e aprendizagem. Ao final, conclui-se que há um esforço da escola, especialmente, dos professores de Matemática em apresentar conteúdos em que discussões desta temática possa ser instrumento de análise da utilidade dos Jogos e Matemática, de modo que, esta disciplina não seja mais temida entre seus “usuários”, ao contrário, seja encarada de forma prazerosa e leve tanto para alunos quanto e principalmente para docentes.pt_BR
Aparece nas coleções:MATEMÁTICA - LICENCIATURA (EaD) - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_tcc_jdafeitosa.pdf423,66 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.