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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/35751
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Oliveira, Leonardo Tavares de | - |
dc.contributor.author | Freitas, Francisco de Paulo Rodrigues | - |
dc.date.accessioned | 2018-09-18T14:21:01Z | - |
dc.date.available | 2018-09-18T14:21:01Z | - |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.identifier.citation | FREITAS, Francisco de Paulo Rodrigues. Processo de aprendizagem na compreensão do cálculo algébrico no ensino fundamental. 2015. 70f. Monografia (Graduação Matemática) - Instituto UFC Virtual, Universidade Federal do Ceará, Quixadá, 2015 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/35751 | - |
dc.description.abstract | This work aims to make known some of the great mathematician precursors who have developed a line of reasoning in the study of algebraic calculation. To this end, we decided to treat the evolution of this branch of knowledge starting from its most primitive form until it get to the most complex level of abstraction currently used. We will understand the role of six major algebraists: Aristotle, Euclid, Stifel, Cardano, Bombelli and Viète. We also highlight the relevance of Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) represent in Mathematic sin Primary Education as to analyze the difficulties of the students to solve problems; it should be emphasized the four Zalman Usiskin’s algebraic concepts, these procedures are essential in algebraic education. We also chose, the provision of some demonstrations and applications that enables us to understand that Algebra is a rather wide field in the contents seen in the disciplines of Degree in Mathematics of Higher Education as well as by Dimensional Analysis in Physics. In question, we will place the algebraic calculation as an area of great activity in mathematical research as we are articulating valuable information forfurther development of later times. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Precursores | pt_BR |
dc.subject | Cálculo Algébrico | pt_BR |
dc.subject | PCNs | pt_BR |
dc.subject | Ensino Fundamental | pt_BR |
dc.subject | Concepções | pt_BR |
dc.subject | Algébricas | pt_BR |
dc.title | Processo de aprendizagem na compreensão do cálculo algébrico no ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Este trabalho tem como objetivo tornar conhecidos alguns dos grandes percursores matemáticos que desenvolveram uma linha de raciocínio no estudo do cálculo algébrico. Para tanto, resolvemos tratar a evolução deste ramo do conhecimento partindo de sua forma mais primitiva até chegar ao nível mais complexo de abstração utilizado atualmente. Compreenderemos a atuação de seis importantes algebristas: Aristóteles, Euclides, Stifel, Cardano, Bombelli e Viète. Destacaremos ainda a relevância que os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) representam dentro da Matemática no Ensino Fundamental, a ponto de analisar as dificuldades dos discentes frente à resolução de problemas; cabendo salientar as quatro concepções algébricas de Zalman Usiskin, procedimentos estes indispensáveis na educação algébrica. Escolhemos, também, a indicação de algumas demonstrações e aplicações que nos possibilitarão entender que a Álgebra é um campo bastante amplo nos conteúdos vistos nas disciplinas do Curso de Licenciatura em Matemática do Ensino Superior, bem como através da Análise Dimensional na Física. Em pauta, colocaremos o cálculo algébrico como uma área de grande atividade na pesquisa matemática, visto que estamos articulando informações valiosas para aprofundamento de momentos posteriores. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | MATEMÁTICA - LICENCIATURA (EaD) - TCC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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