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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/35669
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Nobre Júnior, Ernesto Ferreira | - |
dc.contributor.author | Almeida, Lucas Cavalcante de | - |
dc.date.accessioned | 2018-09-13T19:34:42Z | - |
dc.date.available | 2018-09-13T19:34:42Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.citation | ALMEIDA, Lucas Cavalcante de. Aplicativo para smartphone destinado à medição da irregularidade longitudinal em rodovias. 2018. 91 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Transportes)-Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/35669 | - |
dc.description.abstract | Many equipment is being developed to measure or estimate the longitudinal unevenness of the pavements. It is known that values above the limits established for this parameter contribute negatively to the functional condition of the pavements, damaging the rolling quality, increasing the Vehicle Operating Costs (VOC) and reducing the useful life of the pavement. Due to the importance of the study of this pathology, this work proposes the development of a smartphone application, called SmartIRI, to estimate the International Roughness Index (IRI), the parameter that better represents the longitudinal irregularity of flexible pavements. The proposed tool is loaded onto a vehicle by means of a bracket attached to the windshield and is based on the use of sensors present in smartphones, such as the accelerometer and the Global Positioning System (GPS), to obtain the data of vertical acceleration, speed and location. The data from the accelerometer and the GPS receiver were processed in order to inform the user of the IRI georeferenced in real time. The tests obtained after a distance of 165 km showed that the calculated IRI values presented satisfactory correlation with data provided by another application whose proposal is the measurement of longitudinal irregularity by measurements of the laser profilometer by subjective analysis using the Current Service Value (VSA), and by the Level and Rod method. Among the multiple uses of measurements of longitudinal irregularity, SmartIRI was used as a tool to control the quality of execution of patches and rigid pavements, presenting itself as an alternative to traditional surveys. It was found that the use of the developed application can be a viable alternative, especially in places where there are few financial, material or professional resources for this purpose and, especially, when applied at the network level. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Transportes | pt_BR |
dc.subject | Aplicativos móveis | pt_BR |
dc.subject | Smartphones | pt_BR |
dc.subject | Pavimentos | pt_BR |
dc.subject | Rodovias | pt_BR |
dc.subject | Longitudinal irregularity | pt_BR |
dc.title | Aplicativo para smartphone destinado à medição da irregularidade longitudinal em rodovias | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.co-advisor | Oliveira, Francisco Heber Lacerda de | - |
dc.description.abstract-ptbr | Muitos equipamentos estão sendo desenvolvidos para mensurar ou estimar a irregularidade longitudinal dos pavimentos. Sabe-se que valores acima dos limites estabelecidos para esse parâmetro contribui negativamente para a condição funcional dos pavimentos, prejudicando a qualidade de rolamento, aumentando os Custos Operacionais dos Veículos (COV) e reduzindo a vida útil do pavimento. Devido à importância do estudo dessa patologia, este trabalho propõe o desenvolvimento de um aplicativo para smartphone, designado SmartIRI, para a estimação do Índice Internacional de Irregularidade (IRI - International Roughness Index), parâmetro que melhor representa a irregularidade longitudinal de pavimentos flexíveis. A ferramenta proposta é embarcada em um veículo por meio de um suporte fixado no para-brisas e baseia-se na utilização de sensores presentes em smartphones, tais como o acelerômetro e o sensor do Sistema de Posicionamento Global (GPS - Global Positioning System), para a obtenção dos dados de aceleração vertical, velocidade e localização. Os dados provenientes do acelerômetro e do receptor de GPS foram processados de modo a informar o valor do IRI georreferenciado em tempo real. Os testes obtidos após percorrer 165 km mostraram que os valores calculados de IRI apresentaram correlação satisfatória com dados fornecidos por outro aplicativo cuja proposta é a medição de irregularidade longitudinal por medições do perfilômetro a laser, por análise subjetiva por meio do Valor de Serventia Atual (VSA), e ainda pelo método de Nível e Mira. Dentre os possíveis usos das medições de irregularidade longitudinal, o SmartIRI foi utilizado como ferramenta de controle da qualidade de execução de remendos e pavimentos rígidos, apresentando-se como uma alternativa aos levantamentos tradicionais. Constatou-se que a utilização do aplicativo desenvolvido pode ser uma alternativa viável, especialmente em locais onde existem poucos recursos financeiros, materiais ou profissionais para este fim e, principalmente, quando aplicados em nível de rede. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DET - Dissertações defendidas na UFC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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2018_dis_lcalmeida.pdf | 3,58 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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