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Tipo: Dissertação
Título : Eu tenho valor, eu tenho memória: o canto do cancioneiro popular tradicional na formação de gente
Autor : Araújo, Guaraciara de Freitas
Tutor: Viana Júnior, Gerardo Silveira
Palabras clave : Arte Educação;Canto coral;Cultura popular;Art education;Choral singing;Folklore
Fecha de publicación : 2018
Citación : ARAÚJO, Guaraciara de Freitas. Eu tenho valor, eu tenho memória: o canto do cancioneiro popular tradicional na formação de gente. 2018. 115f. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes) - Universidade Federal do Ceará, Instituto de Cultura e Arte, Programa de Pós-graduação Profissional em Artes, Fortaleza, 2018.
Resumen en portugués brasileño: Este trabalho apresenta um estudo sobre a prática de ensino do canto com repertório musical popular tradicional (a exemplo de canções de pastoris, reisados, cocos, cirandas, dentre outros), desenvolvida pela autora em sala de aula na disciplina Arte e em outros espaços de âmbito escolar público. Considerando o conhecimento deste repertório como fundamental para a valorização da cultura popular brasileira, uma vez que esta se constitui fonte de construção de identidades e de sentimentos de pertencimento a um repertório musical, além da própria educação musical, que já se efetua através da prática do canto. As etapas percorridas neste processo de pesquisa foram a organização de um estudo bibliográfico, a sistematização de um acervo documental através do registro de fotos, vídeos, escrita de letras e partituras das músicas utilizadas, gravações de áudio com as reflexões dos alunos e sobre a receptividade dos mesmos com relação as atividades vivenciadas, contribuindo para a compreensão dessas práticas de Educação Musical em contexto escolar público. A metodologia adotada foi a de pesquisa-ação de natureza qualitativa com entrevista semiestruturada. O referencial teórico baseou-se em Dayrell(1996), Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino de Arte (1997), Diretrizes Curriculares para o Ensino Fundamental do Sistema Público Municipal de Ensino de Fortaleza (2011), Cascudo (2012), Penna (2012), Silvino (2007), Souza (2014), Carta do Folclore Brasileiro(1995).
Abstract: This work presents a study about singing practice with traditional popular musical repertoire (such as pastoral songs, reisados, cocos, paus de fitas, among others), developed by the author in the classroom while teaching Art as a school subject and in other places that make part of the public school. Considering the knowledge of this repertoire very important for the appreciation of the Brazilian popular culture, due to the fact that it makes part of the construction of identities and, as well as, feelings of belonging to a musical repertoire, besides the musical education itself that already is effected through the singing classes practices. The steps taken in this research were divided into a bibliographic study, followed by the systematization of a data collection archive of photos, videos, lyrics and the musical scores of the songs used in this process. Audio recordings with the students’ opinions about their receptivity in relation to the activities experienced, contributing to the understanding of Musical Education practices in a public school context. The methodology adopted was a qualitative research with a semi-structured interview. The theoretical framework of this study was based on Dayrell (1996), National Curricular Parameters for the Teaching of Art (1997), Curriculum Guidelines for Elementary Education of the Municipal Public Education System of Fortaleza (2011), Cascudo (2012), Penna (2012) ), Silvino (2007), Souza (2014), Brazilian Folklore Letter (1995).
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/35551
Aparece en las colecciones: PROFARTES - Dissertações defendidas na UFC

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