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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/3534
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Arrais Neto, Enéas de Araújo | - |
dc.contributor.author | Pires, Márcia Gardênia Lustosa | - |
dc.date.accessioned | 2012-07-27T11:55:53Z | - |
dc.date.available | 2012-07-27T11:55:53Z | - |
dc.date.issued | 2011 | - |
dc.identifier.citation | PIRES, M. G. L. ; ARRAIS NETO, E. A. (2011) | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3534 | - |
dc.description | PIRES, Márcia Gardênia Lustosa. Novos marcos de dualismo educacional na sociedade contemporânea: o caso do Projovem Urbano Fortaleza. 2011. 159f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza-CE, 2011. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | http://www.teses.ufc.br | pt_BR |
dc.subject | Dualismo Educacional | pt_BR |
dc.subject | Juventude | pt_BR |
dc.subject | Education | pt_BR |
dc.subject | Dualisme Educationnel | pt_BR |
dc.subject | Jeunesse | pt_BR |
dc.subject | ProJovem Urbano | pt_BR |
dc.subject | Trabalhadores jovens - Educação - Fortaleza(CE) | pt_BR |
dc.subject | Jovens da cidade - Fortaleza(CE) - Atitudes | pt_BR |
dc.subject | Jovens pobres - Fortaleza(CE) - Atitudes | pt_BR |
dc.subject | Dualismo | pt_BR |
dc.subject | Educação e Estado - Fortaleza(CE) | pt_BR |
dc.title | Novos marcos de dualismo educacional na sociedade contemporânea: o caso do Projovem Urbano Fortaleza | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Este estudo investiga a educação da juventude trabalhadora que se efetiva no contexto societário recente de nosso País. Privilegiou-se para essa análise o Programa Nacional de Inclusão de Jovens: Educação, Qualificação Profissional e Participação Cidadã – PROJOVEM Integrado, na modalidade Projovem Urbano Fortaleza, como uma política de governo destinada a elevar o nível de escolarização dos jovens trabalhadores no Brasil. Destaca-se o fato de que o Projovem Integrado se desenvolve em meio às atuais exigências de contratação da força produtiva, que impõe a elevação do nível de escolaridade e o conhecimento do trabalhador como condição necessária à empregabilidade no estádio da acumulação flexível. Para tanto, delimitou-se como objetivo geral investigar as implicações, objetivas e subjetivas, desse modelo de escolarização para a juventude trabalhadora, nos aspectos sociais, profissionais e culturais. A opção pelo referencial teórico marxista conduziu aos escritos de Gramsci (1998; 2004), uma vez que referido teórico propõe uma educação que privilegia o atendimento das necessidades das massas, numa possibilidade de superação da sociedade de classes. Assim, justifica-se a opção pela decisão de se reportar também à leitura de outros teóricos (Saviani, 2005; Coutinho (2005), Willis (1991), Ciavatta (2006), dentre outros) que discutem as contradições inerentes ao modelo de organização social capitalista. A investigação em foco constitui estudo do tipo bibliográfico e documental (leis e decretos que regulamentam o referido programa), aliado a um momento empírico (pesquisa de campo), no qual ocorreram entrevistas com os jovens, conversas informais com os professores e observação da dinâmica das aulas. Conforme se observou, parece estar em jogo uma situação clara que procura atribuir ao jovem a responsabilidade de interferir nas mazelas sociais, creditando nestes a possibilidade de serem protagonistas de suas ações. Destaca-se, portanto, ser a convocação juvenil para ações de solidariedade, voluntariado e cidadania de viés liberal, a tônica mais forte presente no cotidiano do Projovem, conforme evidenciado nas leis que regulamentam referida proposta de ensino, nos manuais, nos discursos dos profissionais e nas orientações mais gerais que norteiam as práticas pedagógicas e outras ações didático-pedagógicas ali implementadas. Pode-se inferir que tal aspecto faz parte do projeto político-ideológico do neoliberalismo, que mitiga as contradições sociais, desresponsabiliza o Estado no atendimento aos problemas atuais, transferindo responsabilidades do Poder Público para a sociedade, culpabilizando os indivíduos pelo não-sucesso profissional e/ou social. Evidencia-se, portanto, uma formação humana e qualificação profissional, aligeiradas e superficiais, que perpetuam o histórico dualismo educacional, conformando uma escola de cultura geral para as classes dirigentes e uma escola do trabalho alienado, para os jovens das classes populares, filhos dos trabalhadores. Em suma, cabe realçar as implicações de um modelo de escola pensado e executado com base em interesses antagônicos, que não favorece o desenvolvimento pleno da capacidade intelectual da juventude trabalhadora na sociabilidade do capital. | pt_BR |
dc.title.en | Nouveaux points de repères de dualisme éducatif dans la société contemporaine: Le cas de la Projovem Urbain de Fortaleza | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Teses defendidas na UFC |
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