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dc.contributor.advisorArrais Neto, Enéas de Araújo-
dc.contributor.authorPires, Márcia Gardênia Lustosa-
dc.date.accessioned2012-07-27T11:55:53Z-
dc.date.available2012-07-27T11:55:53Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.citationPIRES, M. G. L. ; ARRAIS NETO, E. A. (2011)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3534-
dc.descriptionPIRES, Márcia Gardênia Lustosa. Novos marcos de dualismo educacional na sociedade contemporânea: o caso do Projovem Urbano Fortaleza. 2011. 159f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza-CE, 2011.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherhttp://www.teses.ufc.brpt_BR
dc.subjectDualismo Educacionalpt_BR
dc.subjectJuventudept_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectDualisme Educationnelpt_BR
dc.subjectJeunessept_BR
dc.subjectProJovem Urbanopt_BR
dc.subjectTrabalhadores jovens - Educação - Fortaleza(CE)pt_BR
dc.subjectJovens da cidade - Fortaleza(CE) - Atitudespt_BR
dc.subjectJovens pobres - Fortaleza(CE) - Atitudespt_BR
dc.subjectDualismopt_BR
dc.subjectEducação e Estado - Fortaleza(CE)pt_BR
dc.titleNovos marcos de dualismo educacional na sociedade contemporânea: o caso do Projovem Urbano Fortalezapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.description.abstract-ptbrEste estudo investiga a educação da juventude trabalhadora que se efetiva no contexto societário recente de nosso País. Privilegiou-se para essa análise o Programa Nacional de Inclusão de Jovens: Educação, Qualificação Profissional e Participação Cidadã – PROJOVEM Integrado, na modalidade Projovem Urbano Fortaleza, como uma política de governo destinada a elevar o nível de escolarização dos jovens trabalhadores no Brasil. Destaca-se o fato de que o Projovem Integrado se desenvolve em meio às atuais exigências de contratação da força produtiva, que impõe a elevação do nível de escolaridade e o conhecimento do trabalhador como condição necessária à empregabilidade no estádio da acumulação flexível. Para tanto, delimitou-se como objetivo geral investigar as implicações, objetivas e subjetivas, desse modelo de escolarização para a juventude trabalhadora, nos aspectos sociais, profissionais e culturais. A opção pelo referencial teórico marxista conduziu aos escritos de Gramsci (1998; 2004), uma vez que referido teórico propõe uma educação que privilegia o atendimento das necessidades das massas, numa possibilidade de superação da sociedade de classes. Assim, justifica-se a opção pela decisão de se reportar também à leitura de outros teóricos (Saviani, 2005; Coutinho (2005), Willis (1991), Ciavatta (2006), dentre outros) que discutem as contradições inerentes ao modelo de organização social capitalista. A investigação em foco constitui estudo do tipo bibliográfico e documental (leis e decretos que regulamentam o referido programa), aliado a um momento empírico (pesquisa de campo), no qual ocorreram entrevistas com os jovens, conversas informais com os professores e observação da dinâmica das aulas. Conforme se observou, parece estar em jogo uma situação clara que procura atribuir ao jovem a responsabilidade de interferir nas mazelas sociais, creditando nestes a possibilidade de serem protagonistas de suas ações. Destaca-se, portanto, ser a convocação juvenil para ações de solidariedade, voluntariado e cidadania de viés liberal, a tônica mais forte presente no cotidiano do Projovem, conforme evidenciado nas leis que regulamentam referida proposta de ensino, nos manuais, nos discursos dos profissionais e nas orientações mais gerais que norteiam as práticas pedagógicas e outras ações didático-pedagógicas ali implementadas. Pode-se inferir que tal aspecto faz parte do projeto político-ideológico do neoliberalismo, que mitiga as contradições sociais, desresponsabiliza o Estado no atendimento aos problemas atuais, transferindo responsabilidades do Poder Público para a sociedade, culpabilizando os indivíduos pelo não-sucesso profissional e/ou social. Evidencia-se, portanto, uma formação humana e qualificação profissional, aligeiradas e superficiais, que perpetuam o histórico dualismo educacional, conformando uma escola de cultura geral para as classes dirigentes e uma escola do trabalho alienado, para os jovens das classes populares, filhos dos trabalhadores. Em suma, cabe realçar as implicações de um modelo de escola pensado e executado com base em interesses antagônicos, que não favorece o desenvolvimento pleno da capacidade intelectual da juventude trabalhadora na sociabilidade do capital.pt_BR
dc.title.enNouveaux points de repères de dualisme éducatif dans la société contemporaine: Le cas de la Projovem Urbain de Fortalezapt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Teses defendidas na UFC

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