Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/35095
Tipo: TCC
Título: Desenvolvimento e aperfeiçoamento de rastreamento automático para coletor solar parabólico e comparação com coletor solar parabólico de rastreamento manual
Autor(es): Queiroz, Marília Brilhante
Orientador: Rocha, Paulo Alexandre Costa
Palavras-chave: Energia solar;Concentrador parabólico;Rastreamento automático;Arduino
Data do documento: 2017
Citação: QUEIROZ, M. B. (2017)
Resumo: Uma fonte renovável de energia que se destaca das outras pela sua disposição e quantidade é a Energia Solar, cujo aproveitamento se divide basicamente em dois ramos de energia, Térmica e Fotovoltaica. Dentre as formas de captação de Energia Solar Térmica estão os concentradores parabólicos, que direcionam os raios do Sol para uma pequena área. Essa tecnologia permite a produção de energia térmica por meio de altas temperaturas e pressões. A energia térmica advinda do Sol e captada nos concentradores pode ser utiliz ada em chuveiros ou piscinas, para aquecer a água traz endo economia de energia. Ela também pode ser convertida em Energia Elétrica através de turbinas a vapor. O objetivo desse trabalho foi desenvolver um dispositivo de rastreamento eletrônico utiliz ando microcontrolador Arduino, para dessa forma tornar o processo de automação mais barato e de melhor acesso. Buscou- se ainda analisar, por meio da comparação com um concentrador parabólico de rastreamento manual, a melhoria da eficiência do concentrador, uma vez que não há interferência humana no processo. A análise foi feita por meio da comparação entre dados de temperatura de entrada e saída nos dois concentradores, para intervalos de tempo diferentes de rastreamento. Concluiu- se que a melhoria de eficiência do sistema automático para o manual é expressiva, pois para o mesmo intervalo de tempo o concentrador manual alcançou temperatura 6 3 ,3 ° C, enquanto o automático alcançou temperatura de 7 2 ° C. Ainda se verificou que com o concentrador parabólico com o rastreamento automático foi possível rastrear o Sol em intervalos de tempo menores, permitindo que a eficiência do concentrador seja ainda maior.
Descrição: QUEIROZ, Marília Brilhante. Desenvolvimento e aperfeiçoamento de rastreamento automático para coletor solar parabólico e comparação com coletor solar parabólico de rastreamento manual. 2017. 49 f. Monografia (Graduação em Engenharia de Energias Renováveis)-Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2017.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/35095
Aparece nas coleções:ENGENHARIA DE ENERGIAS RENOVÁVEIS - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_tcc_mbqueiroz.pdf1,81 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.