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Tipo: TCC
Título: Conhecimento e análise da proposta curricular de Educação Física para o ensino fundamental da rede municipal de Horizonte
Autor(es): Silva, Erika Santos da
Orientador: Silva, Maria Eleni Henrique da
Palavras-chave: Sistematização curricular;Ensino Fundamental;Teorias do currículo
Data do documento: 2018
Citação: SILVA, Erika Santos da. Conhecimento e análise da proposta curricular de Educação Física para o ensino fundamental da rede municipal de Horizonte. 2018. 59 f. Monografia. (Graduação em Educação Física) - Instituto de Educação Física e Esportes, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018.
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo analisar a proposta curricular da área de educação física para o ensino fundamental da rede pública do município de Horizonte – CE, com base no documento oficial e nas percepções dos professores de educação física. A pesquisa realizada possui uma natureza qualitativa e do tipo descritiva. O principal instrumento de coleta de dados utilizado para este estudo foram os questionários aplicados com seis professores efetivos da rede municipal. Posteriormente, estes foram analisados com o auxílio da técnica de análise de dados. Como resultado, podemos identificar que todos os participantes da pesquisa declararam considerar importante a existência de um currículo para a Educação Física. Apesar disso, apenas um professor declarou conhecer a proposta curricular existente, os demais declararam não conhecê-la. Em relação à concepção teórica que orienta a proposta curricular municipal identificamos também cinco abordagens teóricas presentes: crítica superadora, crítica emancipatória, jogos cooperativos, cultural e construtivista. Sobre a progressão e aprofundamento dos conteúdos descritos na proposta, identificamos uma tendência à repetição dos conteúdos ao longo dos níveis de ensino. Outro dado perceptível por meio desse estudo são as tensões e conflitos presentes na construção do currículo, uma vez que diferentes perspectivas são apresentadas no documento sem o devido aprofundamento teórico. A realização do estudo permitiu compreender que os professores são favoráveis à existência de um currículo comum na rede, mas há um déficit na comunicação entre a gestão educacional, a escola e os professores, dificultando a implementação da proposta curricular.
Abstract: This research aims to analyze the curricular proposal of the area of ​​physical education for the basic education of the public network of the municipality of Horizonte - CE, based on the official document and the perceptions of physical education teachers. The research carried out has a qualitative and descriptive nature. The main instrument of data collection used for this study were the questionnaires applied with six effective teachers of the municipal network. Subsequently, these were analyzed with the aid of the data analysis technique. As a result, we can identify that all the participants of the research declared that the existence of a curriculum for Physical Education is important. Despite this, only one teacher declared knowing the existing curricular proposal, the others declared not to know it. In relation to the theoretical conception that guides the municipal curricular proposal we also identify five theoretical approaches present: critical overcoming, emancipatory criticism, cooperative games, cultural and constructivist. Regarding the progression and deepening of the contents described in the proposal, we identified a tendency to repeat content throughout educational levels. Another perceived fact through this study are the tensions and conflicts present in the curriculum construction, since different perspectives are presented in the document without due theoretical deepening. The study made it possible to understand that teachers favor the existence of a common curriculum in the network, but there is a lack of communication between the educational management, the school and the teachers, making it difficult to implement the curricular proposal.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/35036
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