Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/3477
Tipo: | Dissertação |
Título: | O cinema na sala de aula: uma aprendizagem dialógica da disciplina História |
Título em inglês: | The cinema in the classroom: a learning dialogical of the discipline History |
Autor(es): | Alencar, Sylvia Elisabeth de Paula |
Orientador: | Ribeiro, Luís Távora Furtado |
Palavras-chave: | Educaçao;Cinema;Educação;Aprendizagem Dialógica;Competência para Ver;Cinema na Educação;História - Estudo e Ensino;Cinema;Education;Dialogical Learning |
Data do documento: | 2007 |
Instituição/Editor/Publicador: | http://www.teses.ufc.br |
Citação: | Alencar, S. E. P. ; Ribeiro, L. T. F. (2007) |
Resumo: | Esse trabalho tem como escopo apresentar a importância da utilização do cinema na sala de aula como documento histórico e como recurso didático para uma aprendizagem dialógica significativa e crítica da disciplina história Além disso traça uma retrospectiva do cinema e de sua utilização para a educação em vários recortes históricos e em vários países inclusive no Brasil desenvolvendo uma breve memória da história do cinema educativo em Fortaleza Na pesquisa de campo entrevistas foram realizadas com três experientes professores de história que utilizam regularmente o cinema em suas aulas Além do que ele busca ressaltar que a competência para ver adquirida com o uso do cinema nas aulas de história contribuirá para a formação de pessoas críticas participativas e sensíveis valores dos quais nos quedamos tão carentes |
Abstract: | This work has the ain of showing the importance of using movies in the classroom as a historical document and as a didactical source for a dialogical significative and critical learning of the discipline History Besides it makes a retrospective of cinema history and its use for education through many historical flashes and in many countries including Brazil developing a brief memory of educative cinema in Fortaleza In the field research interviews had been carried through with three experienced history teachers who regularly use the cinema in its lessons After all it emphasiles that the competence of seeing acquired with the use of movies in History classes will contribute to the formation of critical people participative and sensible values of which we find ourselves so much deficient |
Descrição: | ALENCAR, Sylvia Elisabeth de Paula. O cinema na sala de aula: uma aprendizagem dialógica da disciplina História. 2007. 156f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Fortaleza-CE, 2007. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3477 |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Dissertações defendidas na UFC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2007_dis_sepalencar.pdf | 1,16 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.