Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/34575
Tipo: | Resumo |
Título: | O ensino do futebol através da ludicidade (Programa Esporte Educacional, Inclusão e Qualidade de Vida para Crianças e Adolescentes IEFES. 2011. PG.0173) |
Autor(es): | Anastácio, Antônio Marcio Ferreira Sousa, Fernando Bruno Gomes de Pessoa, Maike Erickson Freire Gonzalez, Ricardo Hugo |
Palavras-chave: | Futebol;Ludicidade;Esportes para crianças |
Data do documento: | 2016 |
Citação: | ANASTÁCIO, Antônio Marcio Ferreira; SOUSA, Fernando Bruno Gomes de; PESSOA, Maike Erickson Freire; GONZALEZ, Ricardo Hugo. O ensino do futebol através da ludicidade (Programa Esporte Educacional, Inclusão e Qualidade de Vida para Crianças e Adolescentes IEFES. 2011. PG.0173). Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25) |
Resumo: | INTRODUÇÃO: Segundo Costa (2006) o futebol é o esporte mais praticado no pais, com mais de 30 milhões de praticantes. Devido a isto existem grandes números de escolinhas que visam o ensinamento de tal pratica, mas que muitas vezes não aplicam o esporte de forma lúdica, e isto por consequência afasta o indivíduo da modalidade. OBJETIVO: Verificar o efeito das aulas de futebol do Programa Esporte Educacional e Qualidade de Vida para Crianças e Adolescentes. METODOLOGIA: o projeto desenvolvido nas ações de extensão, visa crianças e adolescentes com idades de 12 a 16 anos, de ambos os sexos, da comunidade do Pici, e seus arredores. As práticas acontecem no ambiente do campo de futebol, duas vezes por semana, com duração de 1 hora para cada modalidade, por dia. As aulas têm o objetivo de desenvolver o interesse dos jovens pelo esporte por meio de atividades lúdicas, em que a competição não é o foco principal, mas sim a aprendizagem cooperativa, e a criação de valores éticos e morais. RESULTADOS: através da ludicidade aplicada as aulas as crianças e adolescente aprendem a se relacionar melhor com o esporte e buscam a diversão, e a competição saudável, onde podem aprender valores. O esporte torna-se um uma fonte de prazer e lazer fazendo com que o aluno não abandone a modalidade e busque sua pratica futuramente. CONCLUSÃO: Podemos perceber uma evolução em relação ao aprendizado da crianças e adolescentes, como alunos eles aprenderam a valorizar o lado ético e moral do esporte, buscando o esporte digno e de respeito. O desenvolvimento dos alunos é bastante visível, apesar do curto espaço de tempo. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/34575 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_amfanastacio.pdf | 46,43 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.