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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/34468
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Chagas, Eduardo Ferreira | - |
dc.contributor.author | Nascimento, Ermínio de Sousa | - |
dc.date.accessioned | 2018-07-30T11:54:10Z | - |
dc.date.available | 2018-07-30T11:54:10Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.citation | NASCIMENTO, Ermínio de Sousa. A crítica da racionalidade técnico-científica e a formação do sujeito autônomo em Adorno no contexto da sociedade capitalista. 2018. 136f. - Tese (Doutorado) - Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação, Fortaleza (CE), 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/34468 | - |
dc.description.abstract | This doctoral thesis considers the criticism of technical-scientific rationality and the formation of the autonomous subject in Adorno in the context of capitalist society, with the objective of explaining the dual function of education, in Adorno‘s thought, which is effected by the process of adaptation and resistance of individuals to the socially constituted reality. Adaptation is the stage that integrates the individual into the social collective and resistance is shaped by the development of his critical capacity to counteract what is imposed on him. In order to reach our objective we analyze, mainly, the works of Adorno: Negative dialectic (2009), Dialectics of enlightenment (1985), Education and emancipation (1995) and Theory of Semiculture (1996). From this perspective, we develop the thesis based on reflexive rationality and technical-scientific rationality. By the first rationality one has the intellectual autonomy of the subject, but detached from concrete reality, his subjectivity becomes effective without historical mediations, is constituted in an abstract form. In the case of the second rationality, in proportion as man appropriates scientific knowledge, he has less autonomy to conduct himself in life and to promote human emancipation. This question is reinforced by the educational process, under the influence of the capitalist system, to adapt the subject to the standard of behavior that is convenient for its conservation. In it, culture becomes semi- culture and semiformation training, preventing the subject from appropriating culture to think critically and oppose what oppresses. For Adorno, there is no autonomy of the subject without the exercise of critical reflection or human emancipation as long as individuals do not recover their particularities. For this, he conceives education in two dimensions: it serves to adapt individuals to social collectivity and as resistance to every form of domination. Using the negative dialectic, the challenge of education is to promote in the subject the ability to think critically of universal concepts from their non-identity. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Racionalidade reflexiva | pt_BR |
dc.subject | Racionalidade técnico-científica | pt_BR |
dc.subject | Sujeito autoconsciente | pt_BR |
dc.subject | Operador do saber técnico-científico | pt_BR |
dc.subject | Emancipação humana | pt_BR |
dc.title | A crítica da racionalidade técnico-científica e a formação do sujeito autônomo em Adorno no contexto da sociedade capitalista | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Esta tese de doutorado considera a crítica da racionalidade técnico-científica e a formação do sujeito autônomo em Adorno no contexto da sociedade capitalista, com o objetivo de explicitar a dupla função da educação, no pensamento de Adorno, que se efetiva pelo processo de adaptação e de resistência dos indivíduos à realidade socialmente constituída. A adaptação é o estágio que integra o indivíduo ao coletivo social e a resistência se configura pelo desenvolvimento de sua capacidade crítica para se contrapor ao que a ele se impõe. Para atingir nosso objetivo analisamos, principalmente, as obras de Adorno: Dialética negativa (2009), Dialética do esclarecimento (1985), Educação e emancipação (1995) e Teoria da semicultura (1996). Nessa perspectiva, desenvolvemos a tese com base na racionalidade reflexiva e a racionalidade técnico-científica. Pela primeira racionalidade se tem a autonomia intelectual do sujeito, mas desvinculada da realidade concreta, a sua subjetividade se efetiva sem as mediações históricas, é constituída de forma abstrata. No caso da segunda racionalidade, na proporção em que o homem se apropria do saber científico, menos autonomia ele tem para se conduzir na vida e promover a emancipação humana. Essa questão é reforçada pelo processo educacional, agenciado pelo sistema capitalista, para adaptar o sujeito ao padrão de comportamento que é conveniente à sua conservação. Nele, a cultura se converte em semicultura e a formação em semiformação, impedindo ao sujeito de se apropriar da cultura para pensar de forma crítica e se contrapor àquilo que o oprime. Para Adorno, não há autonomia do sujeito sem o exercício da reflexão crítica e nem emancipação humana enquanto os indivíduos não recuperarem as suas particularidades. Para isto, ele concebe a educação em duas dimensões: ela serve para adaptação dos indivíduos à coletividade social e como resistência a toda forma de dominação. Fazendo uso da dialética negativa, o desafio da educação é promover no sujeito a capacidade de pensar criticamente os conceitos universais a partir de sua não-identidade. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Teses defendidas na UFC |
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