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Tipo: Dissertação
Título : Modelagem de ações em jogos por meio da análise de RPGs
Título en inglés: Actions modelling in games through analyses from RPGs
Autor : Franco, Artur de Oliveira da Rocha
Tutor: Castro, Miguel Franklin de
Co-asesor: Gomes, Fernando Antonio de Carvalho
Palabras clave : Narrativa interativa;RPG em rede;Análise e geração de conteúdo;Processamento de linguagem natural
Fecha de publicación : 2018
Citación : FRANCO, Artur de Oliveira da Rocha. Modelagem de ações em jogos por meio da análise de RPGs. 2018. 72 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação)-Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018.
Resumen en portugués brasileño: A produção de conteúdos multimídia, em particular os interativos, tem se beneficiado das narrativas para agregar valor e profundidade às suas obras. Jogos e outros produtos têm incorporado histórias dinâmicas que são afetadas pela interação com o usuário como um fator diferencial. Essa tecnologia compreende um setor de estudos inerentemente interdisciplinar denominado Interactive Storytelling (IS). Apesar dos avanços na área, ainda há um claro distanciamento qualitativo entre as narrativas conduzidas por seres humanos e aquelas geradas por um computador no contexto de IS. Este trabalho é um esforço investigativo inicial geração de conteúdo visando aproximar esses tipos de narrativas no contexto de uma modalidade popular de IS: os jogos de interpretação de papéis, Role-Playing Games (RPGs). Estudos e análises sobre os jogos de RPG foram realizados sob uma perspectiva que considera dados extraídos de sistemas de RPG, títulos eletrônicos e de partidas em fóruns da internet para tecer hipóteses que permitam gerar enredos dinâmicos que possam refletir a experiência do RPG de mesa no universo dos jogos digitais. A principal contribuição deste trabalho é a análise de aventuras sob um prisma que considera tanto a estrutura da narrativa quanto as ações realizadas pelos jogadores no âmbito do popular sistema D&D versão 3.5 e de aventuras reais jogadas usando fóruns de internet como tecnologia de suporte.
Abstract: Production of multimedia content, in particular, those involving interaction, has benefited from narratives to add value and depth to these works. Some games and other products have thus embedded dynamic stories which are affected by user interaction as a key feature. Such technology comprises an inherently interdisciplinary field of study called Interactive Storytelling (IS). Despite advances in the area, there is still a clear qualitative gap between narratives driven by humans and those generated by a computer using IS. This work is an initial investigative effort to tackle the problem of content analysis and generation in order to approach these types of narratives in the context of a popular form of IS: the Role-Playing Games (RPGs). Studies and analyzes of RPG games are carried out from a perspective that considers data extracted from RPG systems, electronic titles and games in internet forums to formulate hypotheses that may contribute to generating dynamic plots that can reflect the experience of tabletop RPG in the universe of digital games. The main contribution of this work is the analysis of adventures under a prism that considers both the structure of the narrative and the actions performed by the players within the scope of the popular D&D version 3.5 and of real adventures played by using internet forums as supporting technology.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/34405
Aparece en las colecciones: DCOMP - Dissertações defendidas na UFC

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