Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/34324
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título : | Avaliação de aplicativo sobre imunização: estudo piloto no ensino superior |
Título en inglés: | Evaluation of an immunization app: a pilot study in higher education |
Autor : | Lima, Isabela Dantas de Araujo Leon, Casandra Genoveva Rosales Martins Ponce de Ribeiro, Laiane Medeiros Funghetto, Silvana Schwerz Faleiros, Anna Carolina Martins Ataíde, Flávia Simões de Guarda, Laíse Escalianti Del Alamo Vieira, Géssica Borges |
Palabras clave : | Educação Superior;Imunização;Inovação |
Fecha de publicación : | ene-2018 |
Editorial : | Revista de Saúde Digital e Tecnologias Educacionais |
Citación : | LIMA, I. D. A. et al. Avaliação de aplicativo sobre imunização: estudo piloto no ensino superior. R. Saúd. Digi. Tec. Edu., Fortaleza, v. 3, n. 4, p. 11-29, jan./jun. 2018. |
Resumen en portugués brasileño: | Introdução: O conteúdo referente a imunização é extenso, sendo necessário utilizar novas estratégias para motivar o aluno. Jogos educativos são utilizados como uma ferramenta para facilitar o processo ensino-aprendizagem. Objetivo: Avaliar um jogo educativo (aplicativo para Android) denominado Immunitates, na percepção de estudantes e egressos do curso de graduação em enfermagem. Método: Estudo descritivo transversal, realizado com 21 estudantes e egressos do curso de enfermagem de uma universidade pública de Brasília, em novembro de 2016. A coleta de dados foi mediante um instrumento para avaliação de jogos educacionais proposto por Savi, Wangenheim, Ulbricht e Vanzin, em uma escala tipo Likert. A análise de dados ocorreu por estatística descritiva simples e distribuição de frequência. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa e todos os participantes assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Resultados: O jogo obteve adequada avaliação conseguindo índice de concordância maior que 80% em 18 dos 20 itens avaliados. Conclusão: O uso de jogos educativos na enfermagem auxilia o estudante no processo ensino-aprendizagem e é uma maneira prazerosa e criativa de revisar conteúdos já estudados. Neste sentido, entendemos que o jogo “Immunitates” é uma tecnologia inovadora no ensino de Imunização no ensino superior em Enfermagem. |
Abstract: | Introduction: The immunization study content is extensive, and it is necessary to use new strategies to motivate the student. Educational games are used as a tool to facilitate the teaching-learning process. Objective: To Evaluate an educational game (Android app) called Immunitates, by the perception of undergraduate and former nursing students. Method: Quantitative-descriptive study that was carried out with 21 undergraduates and former nursing students from a public university in Brasília, in november, 2016. The data collection was through an instrument for evaluation of educational games proposed by Savi, Wangenheim, Ulbricht, Vanzin, on a Likert scale. The data analysis occurred with simple descriptive statistics and frequency distribution. This research was approved by the Research Ethics Committee and all participants signed the Consent Form. Results: The game obtained adequate evaluation, achieving concordance index greater than 80% in 18 of the 20 evaluated items. Conclusion: The use of educational games in nursing education helps the student in the teaching-learning process and is a pleasant and creative way to review previously studied contents. In this sense, we understand that the game “Immunitates” is an innovative technology in the teaching of Immunization in higher education in Nursing. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/34324 |
ISSN : | 2525-9563 |
Aparece en las colecciones: | NUTEDS - Artigos publicados em revistas científicas |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2018_art_idalima.pdf | 949,29 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.