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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/34124
Tipo: | TCC |
Título : | Panorama das disciplinas de línguas estrangeiras nos Cursos de Secretariado Executivo nas Universidades Federais no Brasil |
Autor : | Lucena, Rosa Maria da Silva de |
Tutor: | Silva, Diana Costa Fortier |
Palabras clave : | Secretariado;Universidades e faculdades públicas - Brasil;Linguagem e línguas - Estudo e ensino |
Fecha de publicación : | 2013 |
Citación : | LUCENA, Rosa Maria da Silva de. Panorama das disciplinas de línguas estrangeiras nos Cursos de Secretariado Executivo nas Universidades Federais no Brasil. 2013. 60 f. TCC (graduação em Secretariado Executivo) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza-CE, 2013. |
Resumen en portugués brasileño: | Este estudo apresenta um quadro geral das disciplinas de línguas estrangeiras ofertadas nas integralizações curriculares dos Cursos de Secretariado nas universidades federais no Brasil. Para consecução de tal objetivo, foi realizada inicialmente uma pesquisa bibliográfica seguida por pesquisa documental buscando traçar a relevância do conhecimento em língua estrangeira para o profissional de Secretariado, no mercado de trabalho atual, de acordo com os itens IV, V e VII das atribuições previstas na Lei n° 7.377/1985 complementada pela Lei nº 9.261/1996, e no atual perfil exigido pelo mercado de trabalho. Através da análise das integralizações curriculares dos cursos de secretariado ofertados pelas universidades federais em estudo evidenciou que, em termos gerais, as orientações de ensino de língua estrangeira das universidades enfocam o desenvolvimento sistêmico das quatro habilidades de comunicação (leitura, escrita, compreensão auditiva e conversação) dentro do contexto do profissional e dos aspectos lingüísticos (suporte gramatical), que trata dos elementos da língua em si. Constatou-se também a importância do ensino específico de língua estrangeira para atender as necessidades relacionadas à área de atuação do profissional. Inferiu-se, portanto, a importância da necessidade de conhecimento de língua estrangeira pelos profissionais de secretariado para interação com o mundo globalizado, em sentido mais amplo e não só específico, requerendo deste profissional o domínio de mais de uma habilidade para o desempenho de diversas tarefas. |
Abstract: | This study analyzes the foreign language courses offered in the curriculum of Secretariat in federal universities in Brazil. To achieve this goal, we initially performed a literature search followed by documentary research in order to describe the relevance of knowledge in foreign languages for secretariat professional, in the current labor market, according to items IV, V and VII of the duties provided in the Law n ° 7.377/1985 complemented by Law No. 9.261/1996, and current profile required by the labor market. Through the analysis of the curriculum secretariat courses offered by federal universities in study showed that, in general , the guidelines for foreign language teaching universities focus in the systemic development of the four communication skills (reading, speaking, listening and writing) within the context of professional and linguistic aspects (grammatical support), which addresses the elements of the language itself. It was also detected the importance of specific teaching foreign language to meet the needs related to the area of professional performance. Inferred, therefore, the importance of the need for knowledge of foreign languages by professional secretariat for interaction with the globalized world in the broadest sense and not only specific, requiring this professional the domain of more than one skill for the performance of various tasks. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/34124 |
Aparece en las colecciones: | SECRETARIADO EXECUTIVO - Monografias |
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