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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/34099
Tipo: | TCC |
Título: | O cenário do ensino de idiomas estrangeiros nos cursos de bacharelado em Secretariado Executivo em uma amostra de Universidades Federais do nordeste brasileiro |
Autor(es): | Monte, Patricia da Silva |
Orientador: | Silva, Joelma Soares da |
Palavras-chave: | Secretariado;Linguagem e línguas - Estudo e ensino |
Data do documento: | 2013 |
Citação: | MONTE, Patricia da Silva. O cenário do ensino de idiomas estrangeiros nos cursos de bacharelado em Secretariado Executivo em uma amostra de Universidades Federais do nordeste brasileiro. 2013. 66 f. TCC (graduação em Secretariado Executivo) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza-CE, 2013. |
Resumo: | Com tantas dificuldades enfrentadas atualmente para estabelecer uma identidade própria para os cursos de Secretariado Executivo no Brasil, acredita se que o posicionamento e a variedade das disciplinas de línguas estrangeiras nas integralizações curriculares, sem dúvida é um dos pontos que deve ser analisado para a busca dessa identificação, visando um padrão de excelência e um interesse cada vez maior pela profissão. Sendo assim, o presente estudo tem como objetivo principal analisar o cenário do ensino de idiomas estrangeiros em uma amostra de cursos de Bacharelado em Secretariado Executivo de universidades federais do nordeste brasileiro. Trata se de um estudo de natureza qualitativa e de caráter descritivo. Foi utilizado como estratégia de pesquisa o estudo observacional e para análise dos dados foi utilizado o método análise de conteúdo. A coleta de dados foi se deu por meio dos sites das instituições, onde foram analisadas as integralizações curriculares dos cursos de Secretariado Executivo em uma amostra de universidades federais do nordeste brasileiro. Essa amostra foi escolhida devido à semelhança dessas instituições, estarem interligadas aos centros de ciências aplicadas e aos departamentos também serem da área Administrativa ou Social, fatores esses que acabam interferindo na similaridade de suas estruturas curriculares. O resultado foi satisfatório, pois foi possível verificar quais disciplinas estão ligadas uma a outra, quais disciplinas tem em comum nos cursos de Secretariado Executivo das instituições escolhidas. Em seguida foram identificadas alternativas de capacitação em idiomas estrangeiros adicionais as disciplinas formais dos cursos de Secretariado analisadas na amostra. Embora nem todas as Universidades possuam programas que estejam diretamente ligados ao curso de Secretariado Executivo, de alguma forma as Universidades analisadas na amostra, possuem algum curso de extensão ou programa de intercâmbio que envolve idiomas estrangeiros. |
Abstract: | With so many difficulties currently faced to establish an identity for the courses of the Executive Secretariat in Brazil, it is believed that the placement and variety of courses in foreign language curriculum paymentsthe is undoubtedly one of the points to be analyzed for this search for identity, targeting a standard of excellence, and a growing interest for me profession. Thus, the present study aims at analyzing the scenario of teaching foreign languages in a sample of courses Bachelor of Executive Secretariat of federal universities in northeastern Brazil. This is a study of qualitative and descriptive I nature. As a research strategy was used for the observational and data analysis method was used for content analysis. Data collection was harvested on the sites them of the selves institutions, which were analyzed paymentsthe of the courses of federal universities in northeastern Brazil. This sample was chosen because of the similarity between institutions are connected to the centers of applied sciences and departments are also the Administrative area or Social factors such way that interferes with the similarity of their curriculum structures. The result was satisfactory, it was possible to see which subjects are connected to each other, which disciplines have in common courses in the Executive Secretariat of the chosen institutions. Hater alternatives have been identified for training in foreign languages additional disciplines formal courses of Secretariat analyzed in the sample. Although not all universities have programs that are directly linked to the course of the Executive Secretariat, somehow universities analyzed in the sample, have some course extension or exchange programs that involve foreign languages. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/34099 |
Aparece nas coleções: | SECRETARIADO EXECUTIVO - Monografias |
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