Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/33971
Tipo: TCC
Título : Fatores que influenciam o desempenho dos participantes da prova ENEM: um estudo para os residentes do Ceará no ano de 2015
Autor : Silva, Irene Carla de Sousa
Tutor: França, João Mário Santos de
Co-asesor: Feijó, Janaína Rodrigues
Palabras clave : Estudantes do ensino médio - Medição de desempenho;Fatores Socioeconômicos
Fecha de publicación : 2017
Citación : SILVA, Irene Carla de Sousa. Fatores que influenciam o desempenho dos participantes da prova ENEM: um estudo para os residentes do Ceará no ano de 2015. 2017. 30 f. TCC (graduação em Finanças) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza/CE, 2017.
Resumen en portugués brasileño: O presente trabalho tem como objetivo analisar os principais determinantes do desempenho dos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), residentes do Ceará no ano de 2015. Esse exame é imprescindível para quem deseja ingressar em uma universidade pública. Foi examinado o impacto das características socioeconômicas e do background educacional dos pais dos candidatos no desempenho de cada uma das competências da prova (Português, Matemática, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Redação). Os dados utilizados nessa pesquisa foram extraídos dos microdados do Enem do ano de 2015, disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Através da aplicação de um modelo de regressão múltipla, estimado por Mínimos Quadrados Ordinários (MQO), encontrou-se que, o acesso à internet em casa, participantes com pais com maior nível de escolaridade e estudantes de escolas particulares, assim como estudantes autodeclarados brancos influenciam positivamente o rendimento dos candidatos nas cinco competências da prova do Enem, enquanto participantes que exercem ou já exerceram algum tipo de atividade remunerada e a variável idade influenciam negativamente o desempenho desses participantes.
Abstract: The present study aims to analyze the main determinants of the performance of the participants of the National High School Examination (Enem), residents of Ceará in the year 2015. This exam is essential for those who wish to enter a public university. The impact of the socioeconomic characteristics and educational background of the candidates' parents on their performance in each of the major areas (Portuguese, Mathematics, Humanities, Nature Sciences and Writing) was examined. The data used in this research were extracted from the Enem microdata of the year 2015 provided by the National Institute of Studies and Educational Research Anísio Teixeira (Inep). Through the application of a multiple regression model, estimated by Ordinary Least Squares (OLS), it was found that access to the Internet at home, particular school students, parents with higher levels of schooling and self-declared white students positively influence the performance of the participants in the five competences of the Enem test.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/33971
Aparece en las colecciones: FINANÇAS - Monografias

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2017_tcc_icssilva.pdf881,63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.