Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/3389
Tipo: Dissertação
Título : No Tom da Canção Cearense: do Rádio e TV, dos Lares e dos Bares na era dos Festivais (1963-1979)
Título en inglés: In the Tone of the Pertaining to the state of Ceará Song: of Radio and TV, of the Homes and the Bars in the age of the Festivals (1963-1979)
Autor : Castro, Wagner José Silva de
Tutor: Miranda, Dilmar Santos de
Palabras clave : Música Popular do Ceará;Relação Músico e Música;Sucesso e Inserção;Ceará’s Popular Music;Relation Between Music and Musician;Success and Insertion;Música popular - Ceará - História e crítica - 1963-1979;Festivais de música - Brasil, Nordeste - História e crítica - 1963-1979;Pessoal do Ceará(Movimento musical);Canções - Ceará - História e crítica - 1963-1979;Músicos brasileiros - Condições sociais - 1963-1979;Músicos brasileiros - Usos e costumes - 1963-1979
Fecha de publicación : 2007
Citación : OLIVEIRA, Carla Silvino de. Cidade (in) salubre: idéias e práticas médicas em Fortaleza - (1838-1853). 2007. 156 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Ceará, Departamento de História, Programa de Pós-Graduação em História Social, Fortaleza-ce, 2007.
Resumen en portugués brasileño: Este trabalho busca, através das entrevistas e fontes escritas, narrar a História de um movimento cultural e musical que se originou em Fortaleza, nos anos 60, envolvendo o rádio, o teatro, as artes plásticas e a política, especialmente a relação, músico e música, suas experiências de vida e condição social. A confluência de movimentos culturais e espaços produtores, no início dos anos 60, Conservatório, grupos como o Cactus e o Gruta, os Institutos de Física e Arquitetura e a Faculdade de Direito. Os Bares, Balão Vermelho, Estoril e Anísio foram de fundamental importância para a aproximação dos jovens artistas e produção musical. Os Festivais produzidos na segunda metade dos anos 60, particularmente o IV Festival da Música Popular do Ceará, o I Festival da Música Popular Aqui e os Festivais Nordestinos com eliminatórias em Fortaleza foram decisivos para que os jovens artistas acreditassem nos trabalhos, favorecidos também pelos programas de televisão, “Porque Hoje é Sábado” e o “Show do Mercantil”, incentivando-os em suas apresentações no contato com artistas consagrados. Portanto, a preocupação central será a compreensão de como esses artistas moveram-se em busca do sucesso e suas inserções no ambiente musical, participando de programas como “Proposta”, fazendo música por encomenda, usando o Festival de Brasília e o III e o IV Festival Universitário da Música Popular Brasileira como vitrine, vergando os entraves para alcançar uma maior receptividade no mercado fonográfico a nível local e nacional, conhecidos como “Pessoal do Ceará”.
Abstract: This work aim is to tell about, through interviews and bibliographic sources, the history of a cultural and musical revolution that derived from Fortaleza, in the sixties. This movement involved the radio, theater, plastic arts and politics, specially in relacion to music and musician, his life experience and social condition. The confluence of cultural expressions and producing spaces, at the beginning of 60’s: Alberto Nepomuceno Conservatory, groups as Cactus and Gruta, Phisics and Arquitecture Institutes and the Law College. Some pubs as Balão Vermelho, Estoril and Anísio were of fundamental importance for congregating young artists and spread out their compositions. Famous festivals which happened in the second half of 60’s, particularly the IV Festival of Ceará’s Popular Music and other ones in those years attracted TV interest and put these composers in contact with great national names. So, the target of this study is to feed the comprehension of how these new artists moved, including composing by order and using important musical events as a spring-board for their careers. Fighting to get a place in the brazilian phonographic market, they became known, in the whole country as “Pessoal do Ceará”.
Descripción : CASTRO, Wagner José Silva de. No tom da canção cearense: do rádio e TV, dos lares e dos bares na era dos festivais (1963-1979). 2007. 200f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Ceará, Departamento de História, Programa de Pós-Graduação em História Social, Fortaleza-CE, 2007.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3389
Aparece en las colecciones: PPGH - Dissertações defendidas na UFC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2007_dis_wjscastro.pdf14,85 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.