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Tipo: Relatório
Título : Imagem, imaginação e esclarecimento em Saramago: pregação aos que não creem no que veem e creem no que não veem
Autor : Oliveira Júnior, José Leite de
Tutor: Benjamin Abdala, Benjamin
Palabras clave : Romances do escritor José Saramago;Visualidade- Literatura- Pintura;Visualidade
Fecha de publicación : 2017
Citación : OLIVEIRA JÚNIOR, José Leite de. Imagem, imaginação e esclarecimento em Saramago: pregação aos que não creem no que veem e creem no que não veem. 2017. 69f. Relatório (Pós-doutorado) -– Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia Ciências de Letras, Departamento de Letras Clássicas de Vernáculas, São Paulo (SP), 2017.
Resumen en portugués brasileño: Esta pesquisa pós-doutoral, com foco no estudo dos efeitos de sentido da visualidade, voltou-se para os romances do escritor José Saramago, sobretudo para os títulos de sua maturidade literária. A pesquisa buscou explorar o viés ideológico dos recursos alusivos da visualidade, incluindo-se a relação entre literatura e a pintura. Ao longo de um ano, tive a oportunidade de rever minha leitura da ficção de Saramago e de acompanhar a fortuna crítica mais recentemente publicada, com atenção redobrada para os trabalhos dedicados ao exame dos efeitos da visualidade e seus desdobramentos ideológicos. O conjunto dessa revisão bibliográfica me proporcionou um acervo renovado e ampliado, estimulando-me a produzir e compartilhar novos textos, em continuidade a outros que publiquei sobre a alentada obra deixada por Saramago. O primeiro fruto da pesquisa tomou forma num artigo publicado no segundo semestre de 2016 pela Estudos Semióticos, no qual faço considerações sobre a contatação de trabalho subjacente ao conceito saramaguiano de narrador. Outros estão sendo encaminhados para publicação em renomados periódicos e, assim testados, pretendo publicá-los na forma de livro, após a necessária revisão e ampliação. Norteando minha produção, considero as linhas teórico-metodológicas tanto da Semiótica Discursiva greimasiana como da crítica literária marxista. Da Semiótica Discursiva, ou Semiótica Literária, admitindo-se a possibilidade de leitura do trabalho por um público mais amplo, adaptei três categorias analíticas, quais sejam imagem, imaginação e esclarecimento, que são respectivamente análogas às categorias semiótico-discursivas conhecidas como figura, tema e enunciação. Da crítica marxista, perpassam minhas reflexões categorias analíticas consagradas, como ideologia, trabalho e alienação. O estudo, desenvolvido de fevereiro de 2016 a janeiro de 2017 contou com a supervisão do Prof. Dr. Benjamin Abdala Junior, da Universidade de São Paulo, a quem agradeço pela generosidade da acolhida e a atenção com que acolheu, acompanhou e viabilizou esta pesquisa.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/33473
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