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dc.contributor.advisorJimenez, Maria Susana Vasconcelos-
dc.contributor.authorSouza, Osmar Martins de-
dc.date.accessioned2018-06-20T13:32:04Z-
dc.date.available2018-06-20T13:32:04Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationSOUZA, Osmar Martins de. A educação na perspectiva da emancipação do trabalho em O capital de Marx. 2018. 183f. - Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação, Fortaleza (CE), 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/33093-
dc.description.abstractThe aim of this research, carried out in the form of a doctoral thesis, was to discuss the conception of formation / education in the perspective of the emancipation of the work in Karl Marx’s texts, mainly, in his work of maturity, Capital: critic of the political economy. In order to do so, it was sought, from the study of Marx's own texts, especially from Book I of Capital, to abstract what constitutes his contribution to the formation / education of the worker in the current capitalist sociability. Therefore, analyzing the relationship / contradiction between work and education in the sociability of capital, the aim was to demonstrate the nature of education and the role it plays in the perspective of capital and what it can perform in the perspective of the emancipation of labor) in the process of struggle for overcoming current social relations and building a truly emancipated society. We begin from the assumption that reflection on education / education and its function in the perspective of the emancipation of work in Marx's conceptions, especially in Capital, can’t be limited to a simple tracing of quotations , in which the author referred to education or used this concept, but the fundamental and necessary procedure for treating this question is to consider it from the set of categories that Marx presented in his book called Capital, the expression of the real determinations of the contradictions between capital and labor in capitalist sociability. In view of these contradictions, it was considered that educational activity in the strict sense (school / formal), subsumed to the power of capital, has the predominant function of contributing to the production and reproduction of social relations of capitalist production, however to consider it in the perspective of the emancipation of labor (of the proletariat), the educational activity can assume a totally opposite function, that is, of providing a radical knowledge of social reality, a knowledge that helps the working class in the struggle against sociability of capital and in the process of constitution of a truly emancipated society, founded on associated work, in which there will no longer be class society and man's domination by man.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectTrabalhopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEmancipaçãopt_BR
dc.titleA educação na perspectiva da emancipação do trabalho em O capital de Marxpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.description.abstract-ptbrO objetivo desta pesquisa, realizada na forma de tese de doutorado, foi discutir a concepção de formação/educação na perspectiva da emancipação do trabalho nos textos de Karl Marx, principalmente, em sua obra de maturidade, O Capital: crítica da economia política. Para tanto, buscou-se, a partir do estudo dos próprios textos de Marx, especialmente, do Livro I de O Capital, abstrair o que se constitui a sua contribuição para a formação/educação do trabalhador na atual sociabilidade capitalista. Dessa forma, analisando a relação/contradição entre o trabalho e a educação na sociabilidade do capital, procurou-se demonstrar a natureza da educação e a função que desempenha na perspectiva do capital e a que pode assumir na perspectiva da emancipação do trabalho (dos trabalhadores) no processo de luta para a superação das atuais relações sociais e na construção de uma sociedade realmente emancipada. Partiu-se do pressuposto de que a reflexão sobre formação/educação e sua função na perspectiva da emancipação do trabalho na obra de Marx, em especial em O Capital, não pode se circunscrever a um simples rastreamento das citações, nas quais o autor se referiu à educação ou fez uso deste conceito, mas o fundamental e necessário procedimento para tratamento dessa questão é considerá-la a partir do conjunto das categorias que Marx apresentou em O Capital, a saber, a expressão das determinações reais das contradições entre o capital e o trabalho, na sociabilidade capitalista. Tendo em vista estas contradições, considerou-se, que a atividade educativa em sentido estrito (escolar/formal), subsumida ao poder do capital, tem a função predominante de contribuir com a produção e a reprodução das relações sociais de produção capitalista, entretanto ao considerá-la na perspectiva da emancipação do trabalho (do proletariado), a atividade educativa pode assumir uma função totalmente oposta, qual seja, a de propiciar um conhecimento radical da realidade social, um conhecimento que auxilie a classe trabalhadora no processo de luta contra a sociabilidade do capital e no processo de constituição de uma sociedade verdadeiramente emancipada, fundada no trabalho associado, na qual não haverá mais a sociedade de classes e a dominação do homem pelo homem.pt_BR
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