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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Lendas, crendices e abusões: alegoria e história em O Cara de Fogo, de Jayme Griz
Título em inglês: Legends, creeds and ghosts: allegory and history in O Cara de Fogo, by Jayme Griz
Autor(es): Pereira, João Batista
Silva, Ivson Bruno
Palavras-chave: Alegoria;Literatura fantástica;Walter Benjamin;Tzvetan Todorov;Jayme Griz
Data do documento: 2018
Instituição/Editor/Publicador: Revista Entrelaces
Citação: PEREIRA, João Batista; SILVA, Ivson Bruno. Lendas, crendices e abusões: alegoria e história em O Cara de Fogo, de Jayme Griz. Revista Entrelaces, Fortaleza, v. 1, n. 11, p. 41-56, jan./mar. 2018.
Resumo: Este artigo visa a analisar o conto “O fantasma negro do bueiro da usina Cucaú”, do livro O Cara de Fogo, do escritor pernambucano Jayme Griz, norteado pelos vínculos mantidos entre literatura e história. Com os condicionantes teóricos antevistos nas obras Origem do drama trágico alemão, de Walter Benjamin, e Introdução à literatura fantástica, de Tzvetan Todorov, procurou-se vislumbrar a alegoria como categoria analítica, que, em diálogo com componentes sócio-históricos, propiciou a interpretação da narrativa. O método dialético, no qual as inferências permitidas pelo texto dialogam com o contexto, permitiu uma apreciação do relato sob uma ótica na qual se entrecruzam ética e estética, literatura e sociedade. Na conclusão do artigo sugere-se que, mesmo quando a leitura do conto fantástico se vincula à realidade, desta feita assediada pelas marcas do mito e do folclore, não fica dissipada a hesitação mantida por personagem e, eventualmente, o leitor, diante dos acontecimentos sobrenaturais.
Abstract: This article aims to analyze the tale ‘O fantasma negro do bueiro da usina Cucaú’, from the book O cara de fogo, by the writer Jayme Griz, guided by the maintained bonds between the literature and the history. With the theoretical conditioners previewed in the works Origem do drama trágico alemão, by Walter Benjamin, and Introdução à literatura fantástica”, by Tzvetan Todorov, it was sought to gleam the allegory as analytical category which, in dialog with the socio-historical components, has provided the interpretation of the narrative. The dialectical method, in which the allowed inferences by the text dialogue with the context, has permitted an appreciation of the report beneath a view in which ethics and esthetics, literature and society are in intersection. At the conclusion, it was suggested that, even when the reading of the fantastic tale is bound to the reality, besieged by the marks of the myth and folklore, the hesitation by the reader and character is not dissipated in the face of the supernatural events.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/32891
ISSN: 1980-4571 (online)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
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