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Tipo: TCC
Título: Análise dos efeitos econômicos da fusão Azul-Trip no setor aéreo brasileiro
Autor(es): Alves, Phábia Valeska Vale
Orientador: Souza, Sérgio Aquino de
Palavras-chave: Aeronáutica comercial;Empresas - Fusão e incorporação;Direito antitruste
Data do documento: 2013
Citação: ALVES, Phábia Valeska Vale. Análise dos efeitos econômicos da fusão Azul-Trip no setor aéreo brasileiro. 2013. 38 f. TCC (graduação em Ciência Econômicas) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza-CE, 2013.
Resumo: Esta monografia apresenta uma análise de simulação de fusão no setor aéreo brasileiro. O objetivo desta análise é computar os efeitos da fusão entre as empresas AZUL e TRIP, após o anúncio da criação da nova empresa em maio de 2012. Os resultados do equilíbrio pós-fusão são simulados pelo modelo PCAIDS (Proportionality –Calibrated Almost Ideal Demand System), proposto por Epstein e Rubinfeld (2002), que simula a fusão de duas empresas em um mercado oligopolizado, tais resultados confirmaram os aumentos esperados nos preços dos produtos e foram condizentes com o que se esperava, ou seja, fusões implicam em aumentos de preços no mercado, e que se não forem acompanhados por ganhos de eficiência econômica, podem incorrer em perda de bem-estar do consumidor.
Abstract: This monograph presents a simulation analysis of merger on the Brazilian airline industry. The objective of this analysis is to compute the effects of the merger between AZUL and TRIP, after the announcement of the creation of the new company in May 2012. The results of the postmerger equilibrium are simulated by the model PCAIDS (Proportionality-Calibrated Almost Ideal Demand System), proposed by Epstein and Rubinfeld (2002), which simulates the merger of two companies in an oligopolistic market. The results of the simulation exercise confirmed the expected increases in product prices. The results were consistent with what was expected, in other words, mergers involve price increases in the market, and if they are not accompanied by gains in economic efficiency, may incur loss of consumer welfare
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/32762
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