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dc.contributor.advisorFigueiredo, Rita Vieira de-
dc.contributor.authorLavergne, Rémi Fernand-
dc.date.accessioned2012-07-17T12:39:19Z-
dc.date.available2012-07-17T12:39:19Z-
dc.date.issued2009-
dc.identifier.citationLAVERGNE, Rémi Fernand. A vontade de incluir: regime de verdade, recomposição das práticas e estratégias de apropriação a partir de um dispositivo de inclusão escolar em Fortaleza. 2009. 359f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza-CE, 2009.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3267-
dc.description.abstractMonitored in their pedagogical activities by a group of University researchers, the teachers of a public school in Fortaleza try to practice the principle of a generalized school inclusion to all children with special needs, such as is guaranteed by the Brazilian Constitution of 1988. In the first part of the study, through a brief account of both, the public school and special education in Brazil, as well as a careful bibliographical review about inclusion, it is presented the sociopolitical basis on which such an action of continuous formation for inclusion takes place. In the second part, based on the works of Michel Foucault and, complementarily, on the studies of classical sociologists (Weber, Bourdieu, etc.), an etnography of the pedagogical formation, which lasted more than two years, will show how a process of formation with the aim of inclusion constitutes in a political strategy. Therefore, it does not escape from the relations of domination that can be found in any other kind of the so-called “traditional” formation which, in the inclusion environment, is so condemned. In the third part, the study demonstrates how certain “regimes of truth”, disciplinary techniques, and “technologies of self”, which permeates all along the continuous formation, contribute to a production of multiple knowledge and effects of subjectivation that will allow the emergency of unique subjects that define themselves in function of what they took from that experience or in function of the positioning they adopted in regards to it.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherwww.teses.ufc.brpt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectRelações de poder-saberpt_BR
dc.subjectFormação Contínuapt_BR
dc.subjectEscola públicapt_BR
dc.subjectSubjetivaçãopt_BR
dc.subjectInclusionpt_BR
dc.subjectPower-knowledge relationspt_BR
dc.subjectFormationpt_BR
dc.subjectPublic schoolpt_BR
dc.subjectSubjetivationpt_BR
dc.subjectEducação inclusiva – Fortaleza(CE)pt_BR
dc.subjectInclusão escolar – Fortaleza(CE)pt_BR
dc.subjectEducação especial – Estudo e ensino(Educação permanente) – Fortaleza(CE)pt_BR
dc.subjectProfessores de educação especial – Formação – Fortaleza(CE)pt_BR
dc.subjectSubjetividadept_BR
dc.subjectPoder(Ciências sociais)pt_BR
dc.subjectEscolas públicas – Fortaleza(CE)pt_BR
dc.titleA vontade de incluir: regime de verdade, recomposição das práticas e estratégias de apropriação a partir de um dispositivo de inclusão escolar em Fortalezapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.description.abstract-ptbrOs docentes de uma escola pública de Fortaleza acompanhados em suas atividades pedagógicas por um grupo de pesquisa universitária, tentam colocar em prática o princípio de inclusão escolar generalizada a todas as crianças em dificuldade ou com deficiência, tal como é garantido pelo quadro legislativo brasileiro encarregado da execução da nova política escolar enunciada em 1988 pela última Constituição Federal deste país. Em um primeiro tempo, através duma rápida história da escola pública e da educação especial no Brasil, assim como de uma cuidadosa revisão de literatura sobre a inclusão, trata-se de evidenciar o pano de fundo sociopolítico sobre o qual se destaca essa ação de formação continua numa perspectiva inclusiva. Em um segundo tempo, apoiando-se sobre as obras de Michel Foucault e, complementarmente, sobre as reflexões de certos sociólogos (Weber, Bourdieu, ect.), uma etnografia desse acompanhamento pedagógico durante mais de dois anos, vai mostrar o quanto uma ação de formação com vista inclusiva constitui uma estratégia política e, portanto, não escapa às relações de dominação que se encontra em qualquer outro tipo de formação, inclusive de tipo “tradicional“ e que parece, de repente, condenável. Em um terceiro tempo, trata-se de mostrar como certos “regimes de verdade“, certas técnicas disciplinares e “tecnologias do eu“, que atravessam essa formação contínua, contribuam para a produção de uma multiplicidade de saberes e de efeitos de subjetivação que vão permitir a emergência de sujeitos particulares que se definem em função do que eles retiraram dessa experiência ou em função do posicionamento que adotaram nela.pt_BR
dc.title.enRegime of truth: recomposition of practices and strategies of apropriation of a dispositif of school inclusion in Fortaleza (Brazil)pt_BR
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