Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/3236
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPetit, Sandra Haydée-
dc.contributor.authorCruz, Norval Batista-
dc.date.accessioned2012-07-13T11:52:33Z-
dc.date.available2012-07-13T11:52:33Z-
dc.date.issued2009-
dc.identifier.citationCruz, N. B.; Petit, S. H. (2009)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3236-
dc.descriptionCRUZ, Norval Batista. Consciência corporal e ancestralidade africana: conceitos sociopoéticos produzidos por pessoas de santo. 2009. 202f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza-CE, 2009.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherhttp://www.teses.ufc.brpt_BR
dc.subjectAfricanidadept_BR
dc.subjectAncestralidade africanapt_BR
dc.subjectRelações étnico-raciaispt_BR
dc.subjectConsciência corporalpt_BR
dc.subjectAfricanpt_BR
dc.subjectAfrican ancestrypt_BR
dc.subjectRacial ethnic relationpt_BR
dc.subjectBody consciousnesspt_BR
dc.subjectCandomblé – Brasilpt_BR
dc.subjectImagem corporalpt_BR
dc.subjectAncestralidade africanapt_BR
dc.subjectDanças afro-brasileiraspt_BR
dc.subjectCultura afro-brasileirapt_BR
dc.subjectEducação popularpt_BR
dc.titleConsciência corporal e ancestralidade africana: conceitos sociopoéticos produzidos por pessoas de santopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste estudo apresenta os conceitos sociopoéticos produzidos por uma comunidade de terreiro de candomblé, Ilê Axé Omo Tifé, localizada no bairro de Jangurussu, na periferia de Fortaleza-Ce. O tema gerador da pesquisa é consciência corporal e ancestralidade africana. Noto que, apesar dos terreiros de candomblé, em principio estarem mais conectados com a cultura de matriz africana, nem sempre se encontra uma prática de consciência corporal associada à ancestralidade africana e às vezes, há uma dificuldade de conexão entre as práticas religiosas e as dimensões corporais da cosmovisão africana. Diante deste contexto, neste estudo procuro responder a seguinte pergunta: Quais os conceitos que as pessoas de santo produzem a respeito da consciência corporal e da ancestralidade africana e a relação entre os mesmos? Outra pergunta é: até que ponto as pessoas de santo produzem conceitos que escapam dos valores eurocêntricos racionalistas? O método utilizado foi o sociopoético, onde o grupo alvo da pesquisa se transforma em co-pesquisadores/as do tema, participando com o pesquisador oficial de todo o processo da investigação, objetivando produzir confetos (conceitos perpassados de afetos, sentimentos e emoções que apresentam sentidos desterritorializados). Nesta pesquisa, o grupo foi formado por dez pessoas entre iaôs, (iniciados) abiãs (pré-iniciados) e ogans (auxiliares da Mãe de Santo). Um dos princípios da sociopoética é o corpo enquanto fonte de conhecimento, por isso recorre-se a vivências e técnicas artísticas, visando aguçar os cinco sentidos e a imaginação. Nesta pesquisa realizei três vivências com o grupo. A primeira foi a vivência lunar, efetuada à noite, na Abreulândia, numa região agreste, com mar, dunas, lagoas, mangues e matas. Foi um ritual. Fizemos caminhadas, acessamos bases ancestrais (cócoras, movimentos dos animais, rastejamentos, descidas invertidas em dunas, reverências aos elementos da natureza, etc.). A segunda vivência foi a dança africana onde, após o momento de relaxamento, o grupo realizou movimentos individuais e coletivos de auto-percepção e danças de várias partes da África e sua diáspora. A terceira vivência foi com argila. Com os olhos vendados, os co-pesquisadores produziram esculturas. A partir dessas vivências, eles construíram confetos relativos ao tema gerador, tais como: ancestralidade raiz (saberes da tradição oral), homem terra (aquele que senta seu ânus no chão ao contrário do homem moderno que senta na cadeira), rasgar a natureza (destruição da natureza), exu impulso (energia que joga para frente e faz as coisas se movimentarem), corpo sinuosidade (movimento estático, porém circular), água-fogo (sensação de fogo dentro da água gelada). Concluo que esta pesquisa produziu conceitos surpreendentes, desterritorializados dos valores eurocêntricos e dos chavões, gerando na minha pessoa um sentimento de felicidade e prazer, por ter me apropriado, junto com o grupo, das energias vivas da nossa ancestralidade.pt_BR
dc.title.enBody Consciousness and African ancestry: Concepts “Sociopoeticos” produced by people of holypt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2009_dis_nbcruz.pdf2,68 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.