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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorChagas, Eduardo Ferreira-
dc.contributor.authorCapistrano Filho, João-
dc.date.accessioned2012-07-13T11:32:48Z-
dc.date.available2012-07-13T11:32:48Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.citationCAPISTRANO FILHO, João. O educador e a educação de resistência sob o prisma da dialética negativa de Adorno. 2011. 101f.Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza-CE, 2011.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3233-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherhttp://www.teses.ufc.brpt_BR
dc.subjectAdorno,Theodor W.,1903-1969. - Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subjectEducação de Resistênciapt_BR
dc.subjectDialéticapt_BR
dc.subjectAutonomiapt_BR
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.subjectContradiçãopt_BR
dc.subjectEducation Resistancept_BR
dc.subjectDialecticpt_BR
dc.subjectAutonomypt_BR
dc.subjectIdentitypt_BR
dc.subjectContradictionpt_BR
dc.subjectEducação - Filosofiapt_BR
dc.titleO educador e a educação de resistência sob o prisma da Dialética Negativa de Adornopt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.description.abstract-ptbrO objetivo do presente trabalho é fazer uma reflexão sobre a função do educador como protagonista de uma educação de resistência. A reflexão sobre a educação de resistência se pauta no modelo adorniano de pensar a realidade social sob o prisma da dialética negativa. A realidade refletida pelo educador é a educação social do sujeito que determina o seu modo de ser a partir dos primeiros contatos com a sua cultura por meio dos familiares ou por quem o cerca. A educação de resistência reflexiona a educação social à medida que desconstrói a identidade do princípio da dominação que subsiste na sociedade moderna através do modelo de produção capitalista. A dominação se expressa no capitalismo tardio por meio da indústria cultural cujo corolário é fabricar no sujeito necessidades que o leve, compulsivamente, a consumir mercadorias como um meio de inserção social. A indústria cultural transforma o coletivo social em instrumento de pressão sobre os indivíduos. Para Adorno, ao tentar abranger todo o corpo social a indústria cultural age como falsa totalidade. A educação de resistência faz um mergulho dialético sob a pretensão da indústria cultural em se tornar totalidade fabricando comportamentos agregados aos anúncios de venda de mercadorias. A dialética negativa atuando como suporte da educação de resistência reflexiona a ação controladora da indústria cultural que inibe a autonomia do sujeito e ao mesmo tempo a vende como comportamento fabricado. A educação de resistência é um modelo de educação em que o educador insta o sujeito a ter o pensar como práxis à medida que se relaciona com a multiplicidade que compõe o mundo social. Adorno entende que pensar é agir. Para a educação de resistência pensar a educação social é criar a possibilidade de agir contra o princípio da dominação que se manifesta na sociedade administrada pelo capital.pt_BR
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