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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/3233
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Chagas, Eduardo Ferreira | - |
dc.contributor.author | Capistrano Filho, João | - |
dc.date.accessioned | 2012-07-13T11:32:48Z | - |
dc.date.available | 2012-07-13T11:32:48Z | - |
dc.date.issued | 2011 | - |
dc.identifier.citation | CAPISTRANO FILHO, João. O educador e a educação de resistência sob o prisma da dialética negativa de Adorno. 2011. 101f.Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza-CE, 2011. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3233 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | http://www.teses.ufc.br | pt_BR |
dc.subject | Adorno,Theodor W.,1903-1969. - Crítica e interpretação | pt_BR |
dc.subject | Educação de Resistência | pt_BR |
dc.subject | Dialética | pt_BR |
dc.subject | Autonomia | pt_BR |
dc.subject | Identidade | pt_BR |
dc.subject | Contradição | pt_BR |
dc.subject | Education Resistance | pt_BR |
dc.subject | Dialectic | pt_BR |
dc.subject | Autonomy | pt_BR |
dc.subject | Identity | pt_BR |
dc.subject | Contradiction | pt_BR |
dc.subject | Educação - Filosofia | pt_BR |
dc.title | O educador e a educação de resistência sob o prisma da Dialética Negativa de Adorno | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O objetivo do presente trabalho é fazer uma reflexão sobre a função do educador como protagonista de uma educação de resistência. A reflexão sobre a educação de resistência se pauta no modelo adorniano de pensar a realidade social sob o prisma da dialética negativa. A realidade refletida pelo educador é a educação social do sujeito que determina o seu modo de ser a partir dos primeiros contatos com a sua cultura por meio dos familiares ou por quem o cerca. A educação de resistência reflexiona a educação social à medida que desconstrói a identidade do princípio da dominação que subsiste na sociedade moderna através do modelo de produção capitalista. A dominação se expressa no capitalismo tardio por meio da indústria cultural cujo corolário é fabricar no sujeito necessidades que o leve, compulsivamente, a consumir mercadorias como um meio de inserção social. A indústria cultural transforma o coletivo social em instrumento de pressão sobre os indivíduos. Para Adorno, ao tentar abranger todo o corpo social a indústria cultural age como falsa totalidade. A educação de resistência faz um mergulho dialético sob a pretensão da indústria cultural em se tornar totalidade fabricando comportamentos agregados aos anúncios de venda de mercadorias. A dialética negativa atuando como suporte da educação de resistência reflexiona a ação controladora da indústria cultural que inibe a autonomia do sujeito e ao mesmo tempo a vende como comportamento fabricado. A educação de resistência é um modelo de educação em que o educador insta o sujeito a ter o pensar como práxis à medida que se relaciona com a multiplicidade que compõe o mundo social. Adorno entende que pensar é agir. Para a educação de resistência pensar a educação social é criar a possibilidade de agir contra o princípio da dominação que se manifesta na sociedade administrada pelo capital. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Teses defendidas na UFC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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